Apresentação


A Diretoria da ABCZ constituiu um comitê interno do Pró-Genética visando estabelecer o aperfeiçoamento do programa e garantindo assim o aumento da participação dos associados, o fortalecimento de parcerias com entidades e a sustentabilidade do acesso a touros PO com RGD por parte do produtor rural, dessa forma beneficiando todos os elos da cadeia produtiva pecuária. Dentro do mesmo conceito foi desenvolvido o Pró-Genética online. A plataforma eletrônica de comercialização de reprodutores representa uma ferramenta eficiente para criadores, parceiros e produtores rurais atingirem seus objetivos.  

Os criadores podem inserir seus reprodutores no Pró-Genética online sem custos, mas a oferta pelo sistema é exclusiva para associados da ABCZ. A negociação entre vendedor e comprador é livre e inteira responsabilidade das partes envolvidas, sem interferência ou qualquer corresponsabilidade da ABCZ.

O Pró-Genética online identifica automaticamente no sistema da ABCZ criadores que registraram no RGD (Registro Genealógico Definitivo) nos dois últimos anos, no mínimo 20% dos machos nascidos entre três e quatro anos antes do período vigente, por criador, fazenda e raça. O percentual de machos registrados descrito, poderá ser obtido em um ou outro ano de forma independente, desde que um deles atinja o percentual mínimo exigido, mas nunca de forma cumulativa nos dois anos.

Todas as etapas de preenchimento do Pró-Genética online são autoexplicativas. Após esta etapa o sistema solicita a inclusão de informações gerais como peso do animal, além de fotos e vídeos. Telas com a genealogia até a 3ª geração, idade do reprodutor, DEPs e o iABCZ, no caso dos touros que possuem avaliação genética de corte, e as PTAs, para os touros que possuem avaliação genéticas pelo PMGZ Leite serão exibidas durante o processo.

Na listagem mais recente, de 27 de janeiro de 2016, constam 2.024 associados aptos a participar com oferta imediata de 46.649 reprodutores padrão Pró-Genética. Existem animais disponíveis em praticamente todos os estados brasileiros.

O corpo técnico da ABCZ trabalhará nas esferas federais, estaduais e municipais para conseguir inserir o link do Pró-Genética online nos sites de todos os parceiros do programa, ampliando as chances do produtor rural conseguir adquirir um touro zebuíno registrado a partir de qualquer ponto do território nacional.

Durante as reuniões realizadas pelo corpo técnico da ABCZ com as Secretarias Estaduais de Agricultura, Órgãos Estaduais de Extensão Rural, Pesquisa e Defesa Sanitária, Federações de Agricultura e Sindicatos Rurais de todos os estados brasileiros onde há trabalhos pelo Pró-Genética, percebe-se que bem perto dos produtores rurais de cada região, existem associados da ABCZ com reprodutores prontos para servir vacada comercial e que podem ser facilmente disponibilizados e comercializados através da plataforma eletrônica.

O site permitirá a comercialização durante todo o ano.

redes sociais oficiais:

  compartilhar este conteúdo