Raças Zebuínas

06 de agosto, 2015 por Laura Pimenta

A bovinocultura requer que se tenha uma boa programação e que se vislumbrem ações nas áreas de melhoramento genético das raças, manejo sanitário, nutricional e reprodutivo. Para o desenvolvimento de um criatório sustentável e rentável, a análise criteriosa das questões ambientais, econômicas e sociais é determinante para o sucesso na produção.

Por esses motivos, conheça aqui as raças zebuínas e como elas são ideais à pecuária tropical, com capacidades de se adaptarem aos diferentes biomas e para atendimento às expectativas das demandas dos mercados regionais. Objetive alcançar resultados em seu plano de negócios com a altíssima qualidade genética do ZEBU BRASILEIRO!

Brahman

Formada nos EUA, a raça Brahman é fruto de cruzamentos de zebuínos advindos da Índia e do Brasil na década de 1920. Presente em mais de 70 países, a raça foi introduzida oficialmente em solos brasileiros em 1994, passando a ser registrada pela ABCZ e vem obtendo excelentes resultados produtivos.

Guzerá

É um gado milenar e o zebuíno mais antigo na seleção genética brasileira. É excelente para a produção de leite e carne, tanto em climas amenos quanto em quentes e secos.

Gir

Tradicionalmente é um grande fornecedor de genética leiteira para criação, tanto por suas qualidades raciais específicas, quanto para servir de base para a fundação de outras raças como a Girolando. A raça Gir é vastamente utilizada nas principais bacias leiteiras do Brasil como os estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo e em outras regiões.

Indubrasil

Também possuem características altamente produtivas e estão espalhadas em diferentes regiões do país levando opção de criação de raças puras ou cruzamentos. Bem adaptados, são animais para diferentes tipos de sistemas produtivos.

Sindi

Originário do Paquistão é o gado perfeito a região Nordeste do Brasil ou em regiões de climas similares pelo mundo, convertendo ganhos de produção de carne e leite, mesmo em condições extremas.

Nelore

Difundido por todo território nacional, é muito precoce e possui altíssimo rendimento de carcaça atendendo as expectativas da indústria frigorífica, além de ser muito valorizado no mercado de compra e venda tanto para pequenos, médios e grandes produtores.

Tabapuã

O Tabapuã é uma raça brasileira de corte fruto de cruzamento entre o gado Mocho Nacional e animais de origens indianas. Foi na década de 1940, no município de Tabapuã - SP que a raça assumiu suas características fundamentais. 

Fonte: www.crpbz.com.br

foto: foto: Arquivo
Raças zebuínas selecionadas no Brasil

redes sociais oficiais:

  compartilhar este conteúdo