Grupo Cinco Estrelas utiliza PMGZ Leite para selecionar Gir Leiteiro no MT

01 de setembro, 2015 por Larissa Vieira


A gerente do PMGZ Leite, Bruna Hortolani, visitou no último sábado (29/08) a Fazenda Olho D’Água, localizada no município de Cuiabá (MT). O criatório é um dos pioneiros no Estado na utilização do PMGZ para seleção da raça Gir Leiteiro.  Ela foi recebida pelo criador Getúlio Vilela, que desenvolve um trabalho de fomento da raça na região com o intuito de impulsionar o crescimento da pecuária leiteira no Mato Grosso. A Fazenda Olho D’Água abriga os animais de elite do plantel GV5. Considerada uma propriedade modelo, recebe constantemente a visita de crianças e de estudantes de zootecnia, agronomia e veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (IFMT), com o intuito de promover o desenvolvimento técnico e científico da pecuária leiteira no Estado. No local, será montada uma ordenha demonstrativa para que os visitantes possam conhecer essa etapa da produção.
O criador adota um manejo tradicional, sem excessos na suplementação, para que as fêmeas selecionadas sejam capazes de expressar seu potencial leiteiro nas condições reais do Centro-Oeste. A marca GV5 também incentiva a aquisição de animais geneticamente superiores por pequenos produtores, como forma de expandir a bacia leiteira do Estado. Na cidade de Juara, Getúlio Vilela mantém uma propriedade voltada para a pecuária comercial.
Curso para equipe da ABCZ
Os técnicos e conferentes do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Cuiabá participaram de um curso de capacitação sobre o PMGZ Leite, que foi ministrado por Bruna Hortolani. O programa vem sendo adotado por criadores das raças zebuínas leiteiras que estão interessados em obter as avaliações genéticas de seus rebanhos para utilizá-las em seus sistemas de seleção.

 


redes sociais oficiais:

  compartilhar este conteúdo