PMGZ é apresentado em curso internacional de melhoramento

20 de março, 2017 por Faeza Rezende
foto: foto: Divulgação
Henrique Ventura em Curso


O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura, esteve em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, na última semana para participar do 9º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte Pampaplus. Durante o evento, foram apresentadas as ferramentas genéticas da ABCZ para os cerca de 100 participantes, público formado por geneticistas, técnicos, produtores e representantes da indústria de genética.

Além de mostrar os recursos do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), como o sistema integrado com ênfase na seleção de fêmeas, o superintendente apresentou a conclusão de uma pesquisa inédita que validou a capacidade de predição das DEPS do PMGZ. “Pudemos comprovar cientificamente que as avaliações genéticas do Programa produzem resultados confiáveis e que podem ser utilizados na construção de critérios de seleção para obtenção de melhoramento genético”, comenta Ventura.

Durante o encontro técnico, também foi detalhada a importância das provas zootécnicas e do registro genealógico, que completa 80 anos em 2018, para a evolução do zebu. “Foi uma oportunidade para mostrar ainda os planos da ABCZ para continuar promovendo o avanço genético das raças, como a inclusão da seleção genômica nas avaliações genéticas do PMGZ”, ressalta o superintendente, acrescentando que esse projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Pesquisa e Melhoramento Genético da Associação em parceria com o professor Fabyano Fonseca e Silva (da Universidade Federal de Viçosa) e com o Dr. Fernando Flores Cardoso (da Embrapa Pecuária/Sul).

O 9º Curso Internacional foi promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford entre os dias 16 a 18 de março.