Queijos produzidos com leite de Zebu conquistam prêmio internacional

14 de junho, 2017 por Thais Cristina Ferreira


Os brasileiros deram show. Ao todo, foram 11 queijos premiados no Mondial du Fromage de Tours, um dos principais concursos de queijos do mundo, realizado bienalmente na França. O concurso que terminou nesta terça-feira (13/05) avaliou mais de 700 tipos de queijo de 47 países.

Os queijos brasileiros levaram um super ouro, sete medalhas de prata e três de bronze. “Para nós criadores foi maravilhoso. Agora iremos concorrer em todos os lugares do mundo para levantar o nome do zebu”, comemora Camila Almeida, que, junto com o marido, o diretor da ABCZ Eduardo Falcão, coordenou a Vitrine do Leite da ExpoZebu. A categoria Super Ouro teve como um dos premiados o queijo Araxá, da fazenda Caxambu, da produtora Marli Leite.

Três queijos premiados no Mondial du Fromage de Tours também foram expostos na Queijaria Zebu, durante a  83º edição da ExpoZebu. O queijo Araxá foi avaliado na ocasião pelo mestre queijeiro francês Herve Mons, que ministrou cursos na Vitrine do Leite. O francês deu nota 10 para o produto, o que incentivou a produtora a inscrevê-lo na competição francesa.

 Entre os queijos premiados também estão: o Kankrej, feito com leite de vaca da raça Guzerá, e o Gir, ambos produzidos pelo criador Túlio Madureira com leite 100% Zebu, que conquistaram o segundo e o terceiro lugar no Mundial. “Definitivamente, o Zebu se consagra como produtor de leite de qualidade e passa a ser referência para quem quer aumentar a rentabilidade do seu leite. Irei disponibilizar meu conhecimento e esses resultados a todos criadores que se interessarem a entrar para a cadeia dos lácteos. Voltaremos no próximo mundial muito mais fortes”, afirma o criador.

A ExpoZebu deu sorte para o produtor. O queijo Kankrej, que foi vencedor na categoria Prata, foi lançado durante a feira. Tulio produz os queijos no Serro, em Minas Gerais. Recentemente, iniciou uma parceria de reprodução com a Fazenda Ygarapés, tradicional criatório de Guzerá, que permitiu o lançamento do queijo Kankrej., produto com textura macia e alto teor de gordura. Mais maturado, ele revela sabores mais intensos. É indicado para servido somente como queijo de mesa. A ideia é que seja acompanhado de pães. Já o queijo fabricado com o leite da vaca Gir apresenta um sabor mais forte, é elaborado com leite cru, sal e pingo (fermento lácteo natural responsável pelo típico sabor dos queijos artesanais). Ele é um produto mais duro e seco com leve acidez indicado para ser harmonizado com bebidas mais encorpadas.

Há cerca de dez anos, a produção de queijo passou a fazer parte do cotidiano do produtor. Em recente entrevista à revista ABCZ, Túlio disse que a produção de queijo e de leite da raça Gir sempre esteve presente na família. Com a ajuda do irmão, comprou algumas vacas e em 2006, com a entrada do touro Lenhador Cal, foi possível aumentar a prole, considerada por ele como “fértil, leiteira e dócil”.  “Desde quando nos associamos à ABCZ e à ABCGil, conseguimos aumentar a fabricação de leite com qualidade, preservando a funcionalidade da raça e promovendo o melhoramento genético do rebanho para que cada vez mais os animais sejam excelentes produtores de leite e de bons bezerros”, explica.

 

Confira abaixo os premiados no Mondial du Fromage de Tours:

 

Super ouro:

Queijo araxá da fazenda Caxambu, da produtora Marli Leite

 

Prata:

Queijo Canastra de Capela Velha;

Queijo do Serro com casca lavada da cooperativa do Serro, curado na França por Lafnarde;

Queijo do Serro com casca ácaros, da cooperativa do Serro, curado na França por Lafinarde;

Queijo Canastra do Vale da Gurita;

Queijo canastra produzido por Reinaldo de Faria Costa;

Queijo kankrej produzido por Túlio Madureira;

Queijo santo casamenteiro, produzido por Queijos Cruzília.

 

Bronze:

Queijo sabores do sítio, extra curado, produzido por Lúcia, do Campo das Vertentes;

Queijo gir, do produtor Túlio Madureira;

Queijo Alagoa Grande, da Queijo d'Alagoa, produzido por Osvaldo Martins de Barros Filho

redes sociais oficiais:

  compartilhar este conteúdo