Notícias

ABCZ participa de reunião técnica sobre produção de leite a pasto

23 de março, 2017 por Mário Sérgio Santos

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e a gerente de Melhoramento Genético do PMGZ Leite, Mariana Alencar, participaram essa semana de uma reunião técnica sobre pecuária leiteira. O encontro aconteceu no Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), órgão ligado a Embrapa Cerrado, no Gama (DF).

A reunião faz parte da programação da 2ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro, desenvolvida pelo CTZL. “A participação da ABCZ nesse encontro foi muito interessante. Pudemos apresentar a experiência positiva do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos com raças leiteiras”, conta Mariana.

O superintendente técnico da Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), Marcelo Toledo, também participou do encontro. “Já existe uma parceria firmada entre a nossa associação, ABCZ e Embrapa, nesse sentido de fortalecer a pecuária leiteira. A participação da ABCZ, mais uma vez, foi muito interessante. Saber sobre as novidades do setor e exemplos positivos é muito importante para os produtores”, destaca ele.

A prova. Participam da 2ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro exemplares de Sindi e Gir Leiteiro. São 29 no total, sendo a maioria novilhas. “O objetivo desse teste é selecionar contemporâneas a pasto utilizando materiais forrageiros da Embrapa, e a partir disso contribuir para pesquisas do setor”, explica Carlos Frederico Martins, pesquisador da Embrapa Cerrado e Supervisor do CTZL.

Ele explica ainda que as fêmeas serão acompanhadas durante toda a lactação, e a previsão é de que a prova termine em novembro.

foto:
Presidente da ABCZ e gerente do PMGZ Leite em encontro técnico no Gama (DF)

redes sociais oficiais:

  compartilhar este conteúdo