PMGZ divulga regulamento para PNAT 2014

Laura Pimenta ( publicada em 04/10/2013 09:10:26 )

Foto: Rúbio Marra
Notícia
PMGZ já prepara a 5ª edição do PNAT
O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) divulgou nesta quinta-feira (03/10) o regulamento do PNAT 2014 (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). A consulta pode ser feita pelos criadores participantes do PMGZ no site do programa (www.pmgz.org.br).
A lista geral dos animais de cada raça também está disponível no site do PMGZ e na área das Comunicações Eletrônicas no site da ABCZ (www.abcz.org.br) Um total de 10.042 animais foram pré-selecionados para participar do programa.
A grande novidade desta edição será a possibilidade de participação, pela primeira vez, de animais das raças sindi e indubrasil.
A pré-seleção leva em consideração os índices de avaliação genética de cada raça (iABCZ), com classificação TOP até 3% para a raça nelore; até 5% para as raças: brahman, gir, guzerá e tabapuã; e até 10% para as raças sindi e indubrasil. Portanto, os criadores que tem interesse em participar devem começar a apartar e preparar seus animais para receberem a visita do técnico da ABCZ, a partir de janeiro de 2014, quando terão início as avaliações visuais dos animais nas propriedades.

Como funciona o PNAT:

1ª fase: A ABCZ, através do PMGZ, identifica os touros jovens com idade entre 18 e 30 meses, tendo como data base 15 de agosto de cada ano. A primeira seleção dos touros jovens é feita com base nas suas avaliações genéticas, devendo estes ter iABCZ com classificação TOP até 3% para a raça Nelore; até 5% para as raças: Brahman, Gir, Guzerá e Tabapuã; e até 10% para as raças Sindi e Indubrasil.

2ª fase: Os animais candidatos serão avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ. Nesta ocasião, os touros deverão ser inscritos no Registro Genealógico Definitivo, com apresentação obrigatória de exame andrológico, qualificando-o como apto á reprodução.

3ª fase: Nesta fase, os animais vistoriados e aprovados pelos técnicos da ABCZ, deverão participar da EXPOGENÉTICA 2014, onde serão submetidos a novo exame andrológico, feito por profissional indicado de comum acordo entre as Centrais, que aprovará ou não o animal para seguir o processo de seleção. Ainda durante a EXPOGENÉTICA, todos os animais pré-selecionados e aprovados no exame andrológico, serão submetidos à análise e aprovação de três grupos:

1º Grupo: formado por todos os técnicos da ABCZ presentes na EXPOGENÉTICA;
2º Grupo: formado por criadores participantes do PMGZ que estiverem presentes na EXPOGENÉTICA, não proprietários de animais candidatos.
3º Grupo: formado por técnicos das centrais de inseminação participantes Do projeto PNAT.

ENVIE ESTA NOTÍCIA PARA ALGUEM:
:
:
Link que será enviado: http://www.abcz.org.br/Noticias/Noticia/39199

Twitter ABCZ

Revista ABCZ

Revista ABCZ
81ª Edição
Revista ABCZ - Edição 81
ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu

Fone +55 (34) 3319-3900 - Pç. Vicentino R. da Cunha, 110 - Pq. Fernando Costa - CEP 38022-330 - Uberaba/MG - Brasil