Português
31 DE OUTUBRO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ anuncia mudanças na impressão de certificados de RGN

ABCZ anuncia mudanças na impressão de certificados de RGN
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou nesta segunda-feira (31) mudanças no processo de emissão de certificados de Registro Genealógico de Nascimento (RGN). Com a novidade, os próprios criadores e/ou equipe administrativa da fazenda poderão realizar a impressão dos documentos.

“Essa mudança passa a valer a partir do próximo dia 7, em alinhamento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA. Trata-se de uma medida necessária porque, por questões legais, não será mais permitido o uso do tradicional “selo” que validava o certificado de RGN como um certificado de RGD. O fato é que, de acordo com o MAPA, e considerando que esses documentos possuem certificação digital com validade em todo território nacional, eles não podem sofrer modificações, à exemplo da colocação do “selo”, devendo o documento impresso corresponder integralmente ao documento digital existente na base de dados do registro genealógico. Em função disso, e para evitar a necessidade de uma duplicidade de impressão, uma para o RGN e outra para o RGD, entendemos que liberar a impressão do RGN para o próprio criador foi a melhor alternativa. Afinal, além de estar em alinhamento com o MAPA e com o Conselho Deliberativo Técnico, a medida representa economia e rapidez para o associado que pode escolher quando e quantas vezes deseja imprimir o RGN, como também é uma ação de sustentabilidade, evitando o desperdício de papel”, revela Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

A Superintendente Adjunta de Genealogia, Gleida Marques, esclarece que o procedimento para efetivar a impressão é muito seguro e simples, bastando que o interessado acesse a área de ‘Serviços Online > Comunicações Eletrônicos’ no site da ABCZ, faça login com o usuário e senha habituais: “é um processo bastante intuitivo que estará disponível no link ‘Animal > Registro  > impressão de RGN no menu principal da página”, ressaltando ainda que a mudança se refere apenas ao RGN, já que o RGD passará a ser impresso pela ABCZ.

Josahkian complementa esclarecendo que os certificados de RGN emitidos pelo criador possuem um QR Code que permite a qualquer usuário consultar sua legitimidade on line no banco de dados oficial da ABCZ.

Para facilitar ainda mais o processo, um vídeo tutorial foi gravado pelo próprio superintendente Técnico da ABCZ e já está disponível nas redes sociais da entidade e ABCZ TV, no Youtube. Para acessá-lo, clique aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar