Português
03 DE MARÇO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

ABCZ divulga valor de inscrição para o TDEA PNAT 2023

ABCZ divulga valor de inscrição para o TDEA PNAT 2023
Recepção dos animais terá início no dia 10 de abril; cerca de 78.660 exemplares estão aptos a participar desta edição da prova

Nesta sexta-feira (3), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou o valor da inscrição de animais para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) da edição de 2023 do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens). O valor praticado neste ano será o mesmo do ano passado: R$ 4.000,00.

De acordo com a pré-seleção de touros, divulgada pela ABCZ em dezembro do ano passado, espera-se que a prova avalie cerca de 78.660 exemplares das raças Brahman, Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã.

“Vale ressaltar que é necessário agendar a visita do técnico à propriedade para avaliar os animais. Após essa análise, aqueles exemplares que obtiverem pontuação de no mínimo 29 pontos no sistema EPMURAS – ou seja, aqueles que se classificarem como ‘Muito Bom’ ou ‘Excelente’ – serão aptos para participar do TDEA”, enfatiza o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Lauro acrescenta, ainda, que o objetivo da ABCZ é aumentar a cada ano a qualidade fenotípica dos animais participantes do PNAT, mantendo o programa democrático e acessível a todos os associados que trabalham com melhoramento genético.

“O PNAT permite a participação de criadores de todo o Brasil e trabalhamos com a meta de incrementar a qualidade dos animais selecionados para participar, sempre no intuito de aumentar a variabilidade genética e contribuir para uma pecuária mais eficiente, mais produtiva e sustentável”, resume.

Da mesma forma, a diretoria da associação busca dar continuidade ao programa de avaliação da ABCZ com o futuro em mente. “Um dos objetivos cumpridos pelo PNAT é a união entre as boas avaliações genéticas e o fenótipo dos animais e ainda disponibilizar as doses de sêmen produzidas pelos touros PNAT gratuitamente para associados participantes do PMGZ em todos os estados brasileiros”, comenta o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

A recepção dos animais acontece entre os dias 10 e 25 de abril. As pesagens iniciais terão início no dia 26 do mesmo mês e seguem até o dia 12 de julho. Entre os dias 19 e 27 de agosto, os animais participam da ExpoGenética 2023 e, na sequência, retornam para as Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Os touros ficarão sob tutela da ABCZ até o dia 11 de setembro, totalizando 140 dias.

“Convidamos todos os criadores interessados para participarem do TDEA PNAT 2023. Para se inscrever, basta enviar um e-mail para os seguintes contatos: paulo.martins@abcz.org.br; mauro.fonseca@abcz.org.br; lauro@abcz.org.br e pmgz@abcz.org.br”, explica Lauro.

Por fim, vale apontar que o valor referente à inscrição dos animais será destinado às despesas com alimentação e manutenção dos touros, as atividades de acompanhamento do TDEA, além de procedimentos como ultrassonografia de carcaça, análise genômica, exame andrológico, exames de brucelose e tuberculose.

Para mais informações, acesse a página sobre o PNAT no site da ABCZ, clicando aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar