Português
06 DE NOVEMBRO DE 2023. POR BRENO CORDEIRO

PMGZ Corte: confira o calendário das avaliações genéticas do programa para 2024

PMGZ Corte: confira o calendário das avaliações genéticas do programa para 2024
A partir do próximo ano, todas as avaliações contarão com a atualização geral das informações, agilizando a disponibilização dos dados para os criadores

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou, nesta segunda-feira (6), o calendário das avaliações genéticas do PMGZ Corte para o ano de 2024, abrangendo as datas de divulgação das avaliações, bem como os prazos para envio dos dados zootécnicos e genômicos dos animais.

A partir de 2024, as avaliações do PMGZ Corte contam com uma novidade: todas as quatro avaliações divulgadas no decorrer do ano contarão com a atualização geral das informações, ou seja, terão a incorporação dos dados zootécnicos que envolvem genealogia, pesagens e ultrassonografia de carcaça, além dos dados de genotipagens dos animais. Até 2023, apenas duas das divulgações contavam com todas estas informações, enquanto as outras duas incluíam apenas os dados referentes à genotipagem.

“A atualização completa traz a possibilidade de incluir novos animais e seus respectivos genótipos quatro vezes por ano. Deste modo, o criador vai ter um retorno mais rápido sobre as predições genéticas que precisa para tomar decisões no processo de seleção da fazenda”, explica o Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.

Além disso, o Gerente de Provas Zootécnicas da entidade, Ismar José Carneiro, ressalta que é importante se atentar aos prazos do calendário.

“Os criadores devem ficar atentos ao calendário de envio dos dados do rebanho, que envolve pesagens, ultrassonografia de carcaça e material biológico para genotipagem. Esses dados podem ser enviados diretamente para a ABCZ ou para os laboratórios credenciados”, aponta.

As avaliações genéticas do PMGZ Corte, que abrangem todas as raças zebuínas, serão atualizadas e divulgadas nos seguintes meses:

- Janeiro de 2024 – avaliação 2024-1
- Abril de 2024 – avaliação 2024-2
- Julho de 2024 – avaliação 2024-3
- Outubro de 2024 – avaliação 2024-4

​​​​​​​Confira o calendário completo abaixo:

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar