Português
27 DE MARÇO DE 2024. POR FOTOS: ELI AMUY/UFTM E PMU

ABCZ, sítio histórico-cultural do Geoparque Uberaba, comemora título de Geoparque Mundial da Unesco

ABCZ, sítio histórico-cultural do Geoparque Uberaba, comemora título de Geoparque Mundial da Unesco
Uberaba, capital do Zebu, no Triângulo Mineiro, é o mais novo Geoparque Mundial chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A chancela veio durante evento em Paris, na França, transmitido em tempo real para todo o mundo. Em Uberaba, milhares de pessoas esperavam o anúncio.

O Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes é o primeiro de Minas Gerais e da região Sudeste e o sexto do país. Um geoparque, ou parque geológico, é uma área protegida que tem como seu elemento principal o patrimônio geológico. Em Uberaba, o patrimônio está dividido em três pilares que caracterizam o município mineiro: a terra dos dinossauros no Brasil, representada por Peirópolis; o local onde Chico Xavier viveu e atuou na consolidação do espiritismo internacional, e, claro, a capital mundial do Zebu, que tem a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) como sua representante máxima.




“Essa notícia de extrema importância para nossa amada cidade, nos traz alegria e responsabilidade. Uma conquista que representa um marco significativo para o potencial turístico de Uberaba, coloca nossa cidade no mapa internacional como um destino de interesse geológico e cultural. O Geoparque, certificado pela Unesco, é o resultado de um trabalho árduo e dedicado de preservação e valorização de nossas riquezas naturais e culturais”, destaca Gabriel Garcia Cid, presidente da ABCZ.

Batizado de Aspirante Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes, o projeto ligado ao Geoparque localizado no Triângulo Mineiro surgiu em 2014. Logo no início da iniciativa, o primeiro sítio histórico-cultural foi inaugurado no Parque Fernando Costa. O Sítio ABCZ é composto por três espaços: Museu do Zebu, local que guarda a memória e a história da pecuária zebuína no Brasil; Museu a Céu Aberto, composto pelo patrimônio histórico e artístico do Parque, onde é possível conhecer aspectos da arquitetura, paisagismo e pessoas que marcaram a história de Uberaba; e a Sede Nacional da ABCZ, maior instituição de pecuária do mundo com mais de 25 mil associados de todos os estados da Federação e de diversos países.

“O dia de hoje é a culminância de 14 anos de um trabalho desenvolvido com dedicação, afinco e determinação. Dei o pontapé inicial, junto com o Serviço Geológico do Brasil, mas, em 2017, durante a 83ª ExpoZebu, na gestão do Arnaldo Manuel, convenci o Arnaldinho a doar uma área para implantar o sítio histórico-cultural ABCZ e assinar o protocolo de intenções que foi a chamada maior para integrar as signatárias ABCZ, UFTM, Sebrae a Prefeitura de Uberaba”, diz Luiz Carlos Ribeiro, idealizador do projeto, geólogo e associado da ABCZ.



“A partir daí o projeto começou a se desenvolver com maior rapidez, transformando Uberaba na primeira cidade de Minas a ser reconhecida como Geoparque pela Unesco”, comemora.

A prefeita de Uberaba também celebrou a conquista. “É um orgulho para Uberaba sediar a ABCZ, mas mais do que isso, sermos o berço do Zebu e do melhoramento genético, algo que nos dá visibilidade internacional”, salientou Elisa Araújo.

A chancela fortalecerá o turismo, a pesquisa e o desenvolvimento da região. “É um momento de comemoração e de percebemos que o Zebu se incrustou na cultura de Uberaba, a ponto de ser tratado junto com a riqueza de milhões de anos, que é a riqueza geológica formada aqui. Um conjunto que dá resultados relevantes para Minas Gerais e para o Brasil na consolidação do que é a nossa genética bovina”, comenta Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar