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06 DE SETEMBRO DE 2007. POR LAURA PIMENTA

Ataque à carne brasileira é rebatido pela ABCZ

Presidente da ABCZ sugere campanha de proteção e promoção da carne bovina brasileira no exterior para rebater recentes ataques da Irlanda e Inglaterra

Representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), do Sistema de Informação da Carne (SIC) e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) participaram de reunião ontem (05/09), em São Paulo/SP, para definir as medidas que serão tomadas para rebater as acusações feitas por um grupo de criadores e deputados da Irlanda e da Inglaterra sobre a qualidade da carne brasileira. A reunião contou a com a presença dos presidentes da ABCZ, José Olavo Borges Mendes, do SIC Carlos Viacava e da ABIEC, Marcus Vinícius Pratini de Moraes. No início desta semana, Mendes enviou carta a presidentes dos países onde existe rebanho zebuíno, como Austrália e Estados Unidos, deputados federais da Bancada Ruralista, associações de classe e criadores solicitando a todos a tomada de medidas contra a atitude dos países da União Européia. Na Inglaterra, propagandas enganosas contra a carne brasileira vêm sendo veiculadas com o intuito de boicotar o consumo do produto brasileiro pelos europeus. Na carta enviada às autoridades e lideranças, José Olavo deixa claro que urge a atuação firme das autoridades nacionais e a mobilização das organizações da pecuária zebuína para que esses episódios sejam esclarecidos e se exija nos fóruns internacionais a retratação de tais ataques. ?É imprescindível, contudo, a ação do governo brasileiro junto ao governo britânico, para que seja identificada a origem desses ataques. A caminhada que levou a carne bovina brasileira à liderança do mercado mundial foi longa e árdua. Cumpre-nos agora cuidar a cada momento dessa conquista, fazendo o que nos cabe e não subestimando jamais o poder de nossos concorrentes nos meandros do comércio internacional?, salientou Mendes. No documento, o presidente da ABCZ sugere a instituição de uma ampla frente nacional, com uma vasta, larga e efetiva campanha de marketing embasada em pesquisas técnico-científicas, na defesa, na proteção e na promoção da carne brasileira e, de igual forma, com vistas à conquista de mercados mais remuneradores. A ABIEC já acionou e está em contato com a Embaixada do Brasil em Londres. Durante a reunião, ficou decidido que o trabalho feito pelo SIC será reavaliado para que esta entidade possa ter atuação internacional, no sentido de garantir informações precisas sobre a carne brasileira.

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