Português
22 DE AGOSTO DE 2017. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Trabalhos acadêmicos são apresentados em concurso da ABCZ Jovem

Trabalhos acadêmicos são apresentados em concurso da ABCZ Jovem

O início da tarde de hoje (22/08) foi marcado pela integração  entre estudantes e jovens profissionais das ciências agrárias, durante a apresentação do 1° Concurso de Trabalhos Acadêmicos promovido pela ABCZ Jovem. O tema da competição foi "crescimento sustentável – soluções para produção de carne e leite". Os três finalistas ao prêmio foram selecionados por uma banca avaliadora escolhida pela ABC. As exibições dos trabalhos aconteceram no auditório do Museu do Zebu.

A ABCZ Jovem foi representada pelos membros do grupo diretivo Ana Eliza de Carvalho Ártico, João Machado Prata Neto, Marcel Ribeiro Melon e Renato Aleixo Lellis Oliveira. “Foi um pontapé positivo. Sabemos que estamos no caminho certo”, afirmou Marcel Ribeiro Melon, avaliador do concurso.

Participaram da competição alunos e ex-alunos de graduação em cursos de ciências agrárias do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Universidade de Uberaba (Uniube) e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Para os ex alunos a exigência era ter concluído o curso superior em no máximo dois anos.  “A ABCZ Jovem está de parabéns por dar aos estudantes a oportunidade de mostrarem seus trabalhos publicamente, participarem de uma concorrência saudável e serem premiados. É um incentivo! Cada vez mais os alunos e os orientadores vão se empenhar para apresentar bons trabalhos”, afirmou Carlos Henrique Cavallari Machado, diretor acadêmico da Fazu.

O acadêmico do sétimo período de medicina veterinária da Uniube, Lucas Souza Pereira veio de longe atrás de capacitação. Morador do município de Nanuque (MG) percorreu mais de mil quilômetros para estudar em Uberaba. Ele concorre com o trabalho ‘Perfil hematológico e imunofenotípico de linfócitos periféricos de vacas bos indicus em lactação, das raças Gir, Sindi e Guzera’. "Tenho a honra em apresentar esse trabalho na ExpoGenética. Meu maior prêmio é estar aqui", alegou.

O estudante Gustavo Borges, autor do trabalho 'Mostra de queijos utilizando leite de Gir Leiteiro enriquecidos com fibras de moringa olifeira lam' d do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) não pode comparecer a apresentação na tarde de hoje. O trabalho foi apresentado pela coordenadora do projeto, a professora Estelamar Borges.“Valorizamos muito esses movimentos jovens. Nós professores ficamos orgulhosos de ver que ainda vale a pena investir em educação”, comemorou.

A última a se apresentar foi Valesca Vilela Andrade, recém formada em zootecnia pela Fazu.“O trabalho foi desenvolvido na fazenda escola no setor de confinamento, e o objetivo foi identificar diferenças entre as novilhas da raça quanto à característica eficiência alimentar de forma a contribuir com o melhoramento genético da raça”, explicou.

A apresentação contou com a presença dos diretores Marcelo Ártico, Rivaldo Machado Borges Junior e Fabiano Mendonça. O resultado do concurso será divulgado na sexta (25/08) no período da manhã. O vencedor receberá o prêmio de R$ 1.000,00. 

Tags:

ABCZ Jovem

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar