Português
10 DE OUTUBRO DE 2017. POR FAEZA REZENDE

Arnaldo Manuel vai conduzir julgamento da raça Tabapuã na Expo Rio Preto

Arnaldo Manuel vai conduzir julgamento da raça Tabapuã na Expo Rio Preto

Por Carla Prado Silveira, Assessora de Comunicação 

Em São José do Rio Preto, São Paulo, na 55ª edição da Expo Rio Preto, de 11 a 15 de outubro, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto,  a raça Tabapuã terá o julgamento conduzido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ - Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, no dia 12 de outubro.

Arnaldo Manuel aceitou de imediato o convite feito pela diretoria da Associação Brasileiro dos Criadores de Tabapuã - ABCT.  É uma honra muito grande para os participantes da raça ter os animais avaliados por um dos nomes importantes da pecuária brasileira, disse o presidente da ABCT, Júlio Laure. 

Arnaldo Manuel, presidente da ABCZ, é médico veterinário e iniciou sua trajetória na entidade em 1978, como membro do Conselho Técnico da Raça Gir. Ao longo desses 39 anos de atuação junto à ABCZ, exerceu as atribuições de diretor nos mandatos de Manoel Carlos Barbosa, Heber Crema Marzola e José Olavo Borges Mendes, de Diretor do Departamento Técnico (Superintendência Técnica) na gestão Newton Camargo Araújo (1982/1986), período em que nasceu o PMGZ em parceria com a Embrapa, e de membro efetivo do Colégio de Jurados da ABCZ desde 1983, tendo realizado mais 387 julgamentos das Raças Zebuínas no Brasil, Argentina (Palermo), Bolívia, Costa Rica, Guatemala, México e Paraguai.

Sobre a raça - A raça é o terceiro neozebuíno a ser formado no mundo. Por ser o primeiro entre esses a surgir a partir de um planejamento específico, o Tabapuã é considerado uma das  maiores conquistas da zootecnia brasileira dos últimos cem anos. A raça possui como características grande habilidade materna, docilidade, excelente conformação e acabamento de carcaça e é, sem dúvida alguma, de grande valia para o desenvolvimento econômico do país. Além disso, é a mais testada em provas de ganho de peso oficializadas pela ABCZ e está representada hoje por mais de hum milhão de cabeças registradas e espalhadas por todo o território nacional.

Em números -  A raça tem despertando a atenção pela consistência da sua evolução. Entre os zebuínos de corte, assume a segunda colocação como maior número de registros de animais nascidos  (RGN) .

A entrada dos animais da raça Tabapuã será de 08 a 10, pesagem no dia 11.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar