Português
03 DE MAIO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

8º Encontro Rural Jovem reúne mais de 1.300 estudantes na ExpoZebu

8º Encontro Rural Jovem reúne mais de 1.300 estudantes na ExpoZebu

Abrindo a programação desta quinta-feira (03), na 84ª ExpoZebu, mais de 1.300 estudantes participam do 8º Encontro Rural Jovem, promovido pela ABCZ Jovem. O evento, que dessa vez traz como tema ‘Tradição e juventude juntas pelo futuro do agronegócio’, tem como proposta promover um grande debate entre público e especialistas.

“Esse é um formato diferente, bem mais dinâmico e interativo. Além dessa novidade, também conseguimos trazer grandes nomes de destaque e referência no setor. Vendo essa plateia cheia, nosso sentimento é de muito orgulho e satisfação”, comemora Rivaldo Neto, presidente da ABCZ Jovem.

Na lista de convidados para essa edição estão Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas; Miguel Cavalcanti, diretor da BeefPoint e especialista em Mercado e Marketing de Carne; e Teka Vendramini, produtora rural e diretora da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

“Participar de eventos como esse é olhar para a frente, e a ‘frente’ está aqui, com esses jovens. Estou trazendo uma série de propostas para o futuro, que buscam transformar o Brasil em campeão mundial da segurança alimentar, que é um caminho que já está escrito na estrela para nós”, diz o ex-ministro.

Ainda considerando as perspectivas para o futuro, e seguindo o tema central do evento, a importância de se desenvolver bem o processo de sucessão nas propriedades rurais também foi debatida no encontro. “A sucessão é um processo natural em qualquer tipo de negócio, e tem maneiras de se fazer isso bem feito. Existem muitos casos de insucesso, mas se você consegue a sucessão de forma eficiente, a nova geração pode conseguir até mais resultado, já que constrói em cima do que o antecessor construiu. Mas é preciso ter método, orientação e acompanhamento. Não é por acaso que o sucesso acontece”, destaca Cavalcanti.

A preparação de novas lideranças do agronegócio também está na pauta do debate, conforme destaca Vendramini. “É um sentimento único falar com o jovem. Estar aqui, vendo esse jovem interessado no agronegócio, é muito especial. É aqui que está o meu futuro. Existe alguma menina que está aqui, que depois vai estar em meu lugar, e eu já estou procurando ela”, diz a diretora da SRB.

Os temas chamaram a atenção do público, que tiveram cerca de três horas para o debate. “O curso que eu faço é bem abrangente nas áreas que podemos atuar, e o agronegócio é uma delas. Hoje estou aproveitando para conhecer um pouco mais sobre isso”, diz Gabriella Venâncio, estudante de Tecnologia em Alimentos, no Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

Tags:

ABCZ Jovem

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar