Português
17 DE AGOSTO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

?ABCZ Mulher? promove dia de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero

?ABCZ Mulher? promove dia de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero

Hoje (17), a comissão ‘ABCZ Mulher’ promoveu uma ação inédita de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero. A atividade foi executada por meio de uma parceria entre a ‘ABCZ Mulher’, Hospital de Amor de Barretos (Antigo Hospital de Câncer), Hospital Dr. Hélio Angotti e Hospital Universitário de Uberaba.

Oitenta mulheres passaram pelos procedimentos, vagas preenchidas, principalmente, por trabalhadoras rurais, ligadas ao setor. “Nós fizemos essa triagem em parceria com a Emater e com as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba e fomos às comunidades rurais, pedimos que encaminhassem mulheres na faixa etária dos 40 aos 69 anos. Porque o nosso projeto 'ABCZ Mulher' tem um viés social, de prevenção da mulher no campo, que é o primeiro elo da nossa cadeia produtiva”, explicou Iara Marquez, presidente da comissão ABCZ Mulher.

Os exames foram feitos na unidade móvel do Hospital de Amor de Barretos, a equipe do hospital realizou os exames gratuitamente. “As pacientes vieram e realizaram inicialmente esses dois exames de prevenção e após isso, todos os outros exames que se fizerem necessários até o diagnóstico serão feitos no Hospital de Amor de Barretos. Caso haja a necessidade de um complemento de mamografia, ultrassom ou biópsia, e dando um resultado positivo após a biópsia nós vamos encaminhar essa paciente", ressaltou a enfermeira Ariane Muniz.

Há dois anos sem fazer os exames, a trabalhadora rural Lindalva Furtado, aproveitou a oportunidade para se cuidar. "A gente tem medo né, temos que nos cuidar”, disse.

Dona Judite Barbosa também aguardou ansiosa para fazer os exames na carreta. “Prevenir é ótimo, é melhor que remediar!”, afirmou.

Até o dia 26 de agosto, um estande da Universidade De Uberaba e do Hospital Marcelo Palmério também estará à disposição de toda a comunidade para aferição de pressão, coleta de sangue para exames de colesterol e teste de glicemia.

ExpoGenética 2018. A 11ª ExpoGenética acontece de 18 a 26 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Tags:

ABCZ Mulher

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar