Português
26 DE SETEMBRO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

Monumento em homenagem aos 50 anos do PGMZ é inaugurado no PFC

Monumento em homenagem aos 50 anos do PGMZ é inaugurado no PFC

POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

 

 

A manhã desta quarta-feira (26) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foi marcada por mais uma importante comemoração dos 50 anos de criação da prova zootécnica que deu início ao Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ. Um monumento em alusão à data foi inaugurado no local, em cerimônia que reuniu membros da diretoria da ABCZ e do departamento técnico da entidade, além de lideranças do setor.

“Tivemos dois momentos importantes esse ano, aqui na ABCZ. O primeiro deles, durante a ExpoZebu, foi comemorando os 80 anos de delegação do Registro Genealógico. Já o segundo, que começou na ExpoGenética e segue até agora, marca a celebração dos 50 anos das provas zootécnicas do PMGZ. E tudo isso é muito importante, já que essa qualidade racial que hoje nós temos nos animais zebuínos, é fruto desses dois serviços que desenvolvemos”, ressalta Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

O superintendente Técnico da entidade, Luiz Antonio Josahkian, que também acompanhou a cerimônia, destaca ainda a importância do trabalho ininterrupto da entidade ao longo desse período, garantindo a evolução constante da pecuária nacional e internacional. “É um marco importante! Cinco décadas de trabalho, embora em termos de ciência seja só um começo, é um começo sólido, já que envolve milhões de animais e dados, fruto de um compromisso da ABCZ ao longo desses anos, para que o processo de melhoramento fosse contínuo e evoluísse”, comemora Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

A inauguração do monumento aconteceu durante mais um importante evento da pecuária nacional, com a realização da 47ª edição da Expoinel, que acontece paralelamente à ExpoBrahman, ExpoGil e Exposição Guzerá Centro Sul. Além do presidente e do superintendente Técnico da ABCZ, participaram da cerimônia os diretores Gabriel Garcia Cid, Luiz Antônio Felippe, Marcelo Ártico, Marcos Antônio Gracia e Rivaldo Machado Borges Júnior; o Superintendente Geral da ABCZ, Jairo Machado Borges; bem como membros da equipe técnica da entidade. O gerente regional do Senar Minas, Flávio Silveira, e o presidente do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético do Guzerá, Carlos Fontenelle, também acompanharam o evento.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar