Português
03 DE OUTUBRO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoBrahman encerra programação com Grandes Campeonatos

ExpoBrahman encerra programação com Grandes Campeonatos

Sucesso absoluto em sua 14ª edição, ExpoBrahman já tem edição de 2019 confirmada

por Natália Escobar
assessoria de imprensa ACBB

A ExpoBrahman 2018 foi um grande sucesso. De 24 a 29 de setembro, a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) reuniu criadores, pecuaristas, estudantes e profissionais do mundo inteiro em Uberaba (MG) para o evento, que foi uma grande festa para raça. A exposição contou com julgamentos de animais a campo e na pista, confraternizações, encontro internacional, visitas técnicas, cursos, lançamentos e reuniões.

Foram avaliados 160 animais de 16 expositores vindos de cinco estados (MS, SP, RJ, MG e GO). O Grande Campeão foi o Mister Faruk Assu 676, e o Reservado foi o CABR Puma 2532. A Grande Campeã foi CABR Party 2527 e a Reservada foi CABR Ômega 2436. O Melhor Expositor e Melhor Criador da pista foi Casa Branca Agropastoril; o 2º Melhor Expositor e Melhor Criador foi Mary Lúcia Gomes Cardoso; e o 3º Melhor Criador e Expositor foi o Resort Portobello. Já no julgamento a campo, que avalia animais criados exclusivamente a pasto, o Grande Campeão foi Mister CWM POI 2284, e o Reservado foi Mister Vitória 4703. A Grande Campeã foi Miss Irna Repol, e a Reservada foi Miss Irada Show. O Melhor Expositor e Melhor Criador do julgamento a campo da ExpoBrahman 2018 foi Eustáquio Soares Maia.

O jurado responsável pelos trabalhos foi Ricardo Gomes de Lima, auxiliado por Aline Cardoso. “Os animais que vimos aqui seriam destaque em qualquer exposição no mundo. São exemplares que representam muito bem a raça Brahman e o estágio de seleção do rebanho brasileiro. Os criadores estão de parabéns”, conta Ricardo, que julgou a ExpoBrahman pela quinta vez. Ele ainda destacou que o julgamento a campo é uma modalidade importante para o melhoramento da raça, e que essa edição destacou o potencial do Brahman para produção de carne.

Lançamento: Carne Brahman

O grande momento da ExpoBrahman 2018 foi o lançamento do selo Carne Brahman, que marcou o início da entrada definitiva da raça no mercado de carnes superiores no Brasil. Com direito a uma grande churrascada feita por especialistas renomados, foi lançado no dia 28 o projeto em parceria com a VPJ Alimentos que tem como objetivo produzir e certificar carne Brahman de qualidade única para os mais exigentes mercados, como já é feito em vários países, como o Paraguai e Estados Unidos.

“Nasce aqui um produto que com certeza agradará muito, porque o Brahman é uma raça com enorme capacidade de produzir qualidade de carne. Ressalto que o papel da ACBB e dos produtores será preponderante nesse projeto. A proposta é essa: a associação desenvolve a marca e o produto, e a VPJ promove o abate e a comercialização”, conta Valdomiro Poliselli Júnior, presidente do Grupo VPJ. A VPJ Alimentos forneceu 200 quilos de carne para a churrascada que comemorou o selo inédito no país e reuniu quase 300 pessoas na sede da entidade.

“Esse é um momento histórico para o Brahman brasileiro, que agora poderá ter sua qualidade de carne certificada, assim como já é feito no mundo inteiro. Esse é um programa que revolucionará a produção de carne e a criação de Brahman no Brasil”, afirmou Paulo Sérgio Scatolin, presidente da ACBB, que aproveitou o momento para confirmar a realização da ExpoBrahman 2019. Na ocasião, também foram encerradas as negociações do Shopping Brahman em um remate transmitido pelo Lance Rural, que ofertou o melhor da genética da raça para todo país. Foram ofertados 22 lotes de machos e fêmeas, que atingiram média de R$8,2 mil.

Brahman Jovem Internacional

Um dos pontos altos do evento foi o Brahman Jovem Internacional, encontro que reuniu nos dias 27 e 28 jovens pecuaristas e estudantes de vários países para debater as vantagens da raça em qualquer realidade. Representantes do Paraguai, Estados Unidos, Bolívia, Venezuela e México estiveram presentes. Promovido em parceria com a ABCZ por meio da comissão ABCZ Jovem, o Brahman Jovem Internacional debateu temas ligados a inovação, como empreendedorismo e desenvolvimento de startups.

Josephine Muskus (criadora de Brahman nos Estados Unidos), Sérgio Lúcio Villalón (criador de Brahman e técnico da AMCC/ México), Carlos Henrique Cavallari (presidente da Fundagri) e Sarah Laguna Conceição Meirelles (professora da UFLA) estiveram presentes e falaram sobre suas experiências profissionais com quase 200 estudantes. No painel “Mulheres: Pecuária com eficiência”, Luciana Queiroz (jurada da ABCZ), Maria Cecília Garcia (médica veterinária proprietária do Nelore Kalunga), Aryanna Sangiovani (gerente ABCZ) e Maria de Lamare (gerente da ACBB) falaram sobre o papel da mulher no agronegócio. Leonardo Oliveira Fernandes (pesquisador da Epamig), Edilson Martins Games (consultor da Promo It), Leandro Melo (Oficina5 Soluções Inteligentes), Alex Arikawa Miyasaki (consultor de melhoramento genético, manejo reprodutivo e ILPF) e Carla Batista (analista de Inovação Sebrae) também participaram do encontro.

João Machado Neto (ABCZ Jovem) abriu o encontro, que também contou com a presença dos jovens pecuaristas Juan Alejandro Romero (AgroCasa, da Venezuela), Rodrigo Paz Sevilla (Cabaña La Tranquera, da Bolívia), Oliver Wibe (Paraguai), e os brasileiros Filipe Valente (Uberbrahman), Gustavo Rodrigues (Agropecuária W2R), Guilherme Bendilatti (Fazenda Terra Verde), Pedro Cunha Prata (Fazenda Capivara) e Antônio Brito (Brahman OB). João Arnaldo Fernandes Moreira, gerente do rebanho Brahman OB, também participou do debate.

“Nossa geração tem o papel de atender um mercado que mudou e está cada vez mais exigente. Esse mercado quer carne de qualidade natural, e nós conseguimos produzir isso nos trópicos de maneira sustentável através da raça Brahman”, compartilhou o pecuarista Juan Romero, da AgroCasa, na Venezuela.

“O Brahman é uma excelente opção. Funciona muito bem e é muito importante para nós, porque através dele conseguimos produzir animais muito mais precoces, que vão para abate mais cedo e com ótima carcaça”, contou Rodrigo Paz Sevilla, da Cabaña La Tranquera, que importou genética brasileira pra produzir touros Brahman na Bolívia, com objetivo final de produzir um cruzado superior para produção de carne.

A ACBB também promoveu durante a ExpoBrahman 2018 curso para os tratadores (em parceria com o Senar), reuniões da diretoria e ações voltadas ao público da cidade, como bazar com produtos diferenciados e prestação de serviços. Na noite de quinta-feira (27), os associados ainda organizaram uma grande confraternização na Casa do Brahman, que reuniu criadores e admiradores da raça de todo mundo para celebrar o sucesso do evento. “Foi um evento único, que mostrou a força do Brahman e a união dos criadores”, finaliza a gerente executiva da ACBB, Maria de Lamare.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar