Português
16 DE AGOSTO DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Carreta do Hospital de Amor atende mulheres rurais no PFC nesta sexta (16)

Carreta do Hospital de Amor atende mulheres rurais no PFC nesta sexta (16)

Abrindo a programação da comissão ABCZ Mulher na ExpoGenética 2019, a carreta do Hospital de Amor de Barretos irá oferecer 85 atendimentos de saúde no Parque Fernando Costa ao longo desta sexta-feira (16). Trata-se de 75 mulheres de nove comunidades rurais de Uberaba e Delta (MG), e outras 10 colaboradoras da ABCZ.

“Essa é a segunda vez que desenvolvemos a parceria com o Hospital de Amor de Barretos, e conseguimos trazer essa estrutura móvel para dentro do nosso Parque. Estamos falando de uma iniciativa extremamente importante, pois sabemos quem nem sempre as mulheres rurais conseguem ter atendimentos dessa natureza, seja pela dificuldade de acesso ou até mesmo de informação. A equipe do hospital abraçou essa ideia conosco, e hoje estamos oferecendo exames de papanicolau e mamografia”, revela Iara Marquez, presidente da ABCZ Mulher.

Ela conta ainda que o projeto também tem parceria com outras instituições, incluindo o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba e Emater, que trabalham mobilização das mulheres que serão contempladas. “Após a identificação dessas mulheres, desenvolvemos um questionário com elas. Para cada modalidade de exame existem algumas características que são observadas, como a faixa etária, por exemplo”, complementa Regina Célia Marins, extensionista da Emater/ Uberaba.

Mais exames. Além dos atendimentos realizados pelo Hospital de Amor, as mulheres selecionadas para a ação têm a oportunidade de realizar exames de sangue, aferição de pressão arterial e medição da taxa de glicemia. Os serviços são oferecidos pela Uniube. Uma programação de palestras, com militares do Corpo de Bombeiros, e apresentações musicais também movimentam a ação.

A produtora rural Imaculada Conceição Freitas foi uma das mulheres atendidas, e destaca a relevância do evento. “A gente sabe da importância de prevenir, mas acaba saindo de casa para ir ao médico só mesmo quando se sente mal. Mas em um evento assim é diferente. Foi tudo de bom!”, comemora ela.



Tags:

ABCZ Mulher

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar