Português
21 DE SETEMBRO DE 2020. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Novos criatórios aderem ao PMGZ Comercial

Novos criatórios aderem ao PMGZ Comercial

Criado pela ABCZ com o objetivo de atender os rebanhos produtores de carne com ferramentas que permitem ao criador aumentar a produtividade e, consequentemente, o seu lucro, o PMGZ Comercial continua em ritmo crescente. 

Dentre os novos integrantes do programa estão nomes como as Fazendas Flórida e Riviera, localizadas nos municípios de Santa Maria do Salto (MG) e Salto da Divisa (MG) respectivamente. A classificação das fêmeas, fase de implantação do PMGZ Comercial, foi realizada pelo técnico de campo da ABCZ, Luiz Fernando Cintra, em duas etapas, em julho e setembro.  

Serão 825 matrizes da raça Nelore avaliadas pelo programa. O criador Daniel da Cunha Peixoto, responsável pelos criatórios, destaca que a base de dados e o atendimento técnico da equipe ABCZ foram atrativos para a utilização do sistema. “Eu, Daniel e meu irmão Guilherme Peixoto, trabalhamos com ciclo completo e acreditamos que a cria sempre foi à base do sucesso para todo o sistema produtivo. Atualmente, somos a quarta geração de pecuaristas e estamos localizados em Salto da Divisa, região do Vale do Jequitinhonha. O programa de melhoramento foi apresentado pelo técnico Luís Fernando Cintra, que além de motivar nos mostrou os possíveis ganhos com sua execução. Sabemos que decisões assertivas são fundamentais para o sucesso de qualquer atividade, e se tratando de matrizes e a procura por animais que vão entregar os melhores resultados, julgamos que o PMGZ Comercial é a ferramenta que vem para elucidar, dar números e nortear para as tomadas de decisões em nosso rebanho de cria”, diz. 

 

O gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, avalia que a adesão do criatório abre caminho para trazer a gestão de avaliação genética para o gado comercial do estado. “A  região Norte do estado de Minas Gerais é destaque especial no sistema de criação por possuir um clima desafiador no regime instável de chuvas, uma adaptabilidade incrível da vaca Zebu e uso intensivo de tecnologia. A região do Nordeste de Minas, Vale do Jequitinhonha é a que mais utiliza da técnica da inseminação artificial em gado de corte. Neste perfil está à fazenda Riviera que trabalha na produção de bezerros Nelore utilizando há bastante tempo às tecnologias e uso de touros Nelore PO para incremento de produtividade. O planejamento agora está no foco das fêmeas e o PMGZ Comercial é a ferramenta para atendê-los. Agradecemos a confiança do criador Daniel e é questão de tempo para o progresso do seu rebanho através do programa”, afirma Ricardo, destacando que o rebanho segue agora para o cadastro no Produz.  O criador também aderiu ao PMGZ e poderá controlar e comunicar as informações do rebanho registrado e do comercial no software da ABCZ.

Do estado do Mato Grosso do Sul vem mais uma importante adesão. Trata-se da Fazenda Rio Brilhante, localizada no município de Angélica. O tradicional criatório, referência em qualidade, padronização e comercialização de animais da raça Nelore, aderiu ao Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e ao PMGZ Comercial. “Entrei no PMGZ para melhorar o meu gado. Fui abrindo o sangue do gado, sempre utilizando touros PO, mas já estou ficando meio perdido e o PMGZ veio para me ajudar nesta parte. Conheci esta ferramenta maravilhosa que é o PMGZ Comercial e aceitei o desafio. Até para o criador que está iniciando o plantel, se ele começar com o PMGZ ele já está no meio do caminho, então é só tocar para frente e tranquilo.”, afirma o pecuarista titular do criatório, Edson José Bernardes. 

Serão 850 matrizes comerciais classificadas pelo técnico da ABCZ, Horácio Alves. “As fazendas do Sr. Edson Bernardes possuem total perfil para participar do PMGZ, pois possuem excelente estrutura de manejo, equipe de campo engajada e técnica direcionada pelo genro Victor Xandó Baptista, além de acreditar no poder das fêmeas. Essas fêmeas sempre foram inseminadas com touro Nelore Pode qualidade já há bastante tempo. A base é a linhagem VR. Tanto é que todas foram classificadas fenotipicamente pelo nosso técnico de campo”, finaliza Ricardo Abreu. 

 





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar