Português
17 DE AGOSTO DE 2021. POR MELISSA PARONETO

‘Roda de Conversa’ debate o uso e seleção via Genômica

‘Roda de Conversa’ debate o uso e seleção via Genômica
Até o próximo dia 22, durante a Expogenética 2021, pecuaristas e lideranças do agronegócio estarão discutindo os mais diversos temas ligados ao melhoramento genético. Nesta terça-feira (17) no quadro ‘Roda de Conversa’ grandes criadores relataram suas experiências com a implantação da Genômica no melhoramento dos rebanhos. Participaram da programação os pecuaristas Flávio Aranha, da Fazenda Bela Alvorada, Beatriz Biagi, da Beabisa e Flávio Cotrim, da NM Boticão.

Flávio Aranha realiza a avaliação genômica em 100% dos bezerros nascidos na propriedade, desde 2019. Segundo o criador, o mercado tem reconhecido a ferramenta como um diferencial na seleção dos animais. “As acurácias sobem então, a genômica é uma ferramenta indispensável para o selecionador. As centrais de inseminação artificial sequer contratam touros que não possuam avaliação genômica, ressalta.

Apesar de utilizar a tecnologia a pouco tempo na propriedade, Beatriz reconhece a genômica como uma ferramenta extremamente importante para o processo de seleção. “Antes de colocar em prática na fazenda, eu já utilizava touros de outros criatórios avaliados genomicamente. O processo genético da genômica é fantástico porque realmente nos dá a previsão das características que nós buscamos é sem dúvida o caminho a ser seguido no campo do melhoramento genético dos rebanhos.

Flávio Cotrim afirma que por meio dos processos de avaliação genética, a ABCZ tem incentivado toda a cadeia produtiva e ressalta a importância da democratização da tecnologia no setor. “É nítido como a ABCZ trabalhou nesses mais de 100 anos na evolução da pecuária brasileira. Mas, ao longo dos anos é preciso que consigamos o barateamento dos testes genômicos para aumentarmos ainda mais a confiabilidade e com isso produzir touros que possam render mais qualidade de carne, em maior quantidade para o consumidor final, trazendo lucro pra todo o mercado, como já vem trazendo” conclui o pecuarista.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar