Português
24 DE AGOSTO DE 2021. POR MÁRIO SERGIO SANTOS

ExpoGenética 2021 se encerra movimentando mais de 39 milhões

ExpoGenética 2021 se encerra movimentando mais de 39 milhões
Na foto, Rivaldo Machado Borges Junior, Presidente da ABCZ, durante cerimônia de encerramento da 14ª Expogenética.

Cumprindo a promessa de uma edição ainda maior, a ExpoGenética 2021 se encerrou neste domingo (22) registrando bons resultados. A feira, que pela segunda vez foi realizada em formato totalmente virtual, apresentou pela tela da ABCZ TV e pelo hotsite do evento, os principais criatórios e empresas do país, além de uma programação Técnica marcada por muitas novidades.

“Iniciamos essa feira com a missão de nos superar, após edições de muito sucesso com a ExpoZebu desse ano e a ExpoGenética do ano passado, e conseguimos! Ao longo de toda a feira recebemos elogios e agradecimentos de todo o setor, pela ousadia de investirmos e transformarmos a maior feira técnica da pecuária zebuína nessa grande vitrine mundial do Zebu. Quando lançamos a feira, a apresentamos como a edição com o DNA da ABCZ, que sempre foi marcado pelo arrojo e a coragem. E da mesma forma que fazemos com os rebanhos Brasil a fora, potencializando as melhores características por meio do melhoramento genético, também potencializamos essa nossa genética inovadora e realizamos uma feira maior em todos os sentidos e com um alcance extraordinário”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ. Entre os números que comprovam esse alcance está o de acessos e visualizações nas transmissões da ABCZ TV. Somando os nove dias de feira, os programas da ExpoGenética 2021 registraram cerca de 22.267 visualizações de espectadores de mais de 15 países da América Latina, além de telespectadores de países da África, América do Norte e Europa. Bons resultados também no hotsite da feira, que até a manhã desta terça-feira (24) já havia registrado acessos de 1.931 cidades de 120 países, totalizando mais de 100 mil visualizações e 191 mil clicks nos espaços virtuais. Ainda no que se refere ao hotsite, importante destacar que ele continuar no ar até o dia 14 de outubro, reunindo e apresentando grandes criatórios e empresas do setor.

“A permanência da nossa plataforma durante 60 dias no ar é mais uma comprovação do sucesso e da expectativa do setor com a nossa feira. Até porque ele é um dos canais comerciais da ExpoGenética, e tem sido responsável por muitos negócios gerados durante ela”, complementa Rivaldo Júnior.

O presidente da ABCZ destaca ainda que em função do período ampliado em que o hotsite estará no ar, o balanço final da feira será apresentado em outubro, mas que alguns dados já fechados agora conseguem comprovar o crescimento da feira.

Leilões
Com uma temporada ainda maior na comparação com o ano passado, desta vez 17 leilões foram realizados durante a ExpoGenética. Juntos, os remates movimentaram mais de R$39.168.410,00, comercializando 1.018 lotes e média de R$35.255,09 por animal.

Entre os leilões realizados durante a feira, vale destacar o ‘Leilão de Touros PNAT’, que comercializou cerca de 80 animais, registrando faturamento superior a R$ 1.7 milhão, e média de R$ 22.096,15, alcançando um crescimento de mais de 50% em relação a edição anterior.

PNAT
Como um dos pontos altos da programação da feira, mais uma fez o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) apresentou ao setor animais com intenso potencial genético para as futuras gerações. A edição 2021, que já se apresentou cerca de 25% maior na comparação com a anterior, após importante filtros selecionou 24 animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Sindi e Tabapuã, que seguem agora para a quarta etapa do programa, que é a de coleta, industrialização e distribuição de sêmen para os rebanhos colaboradores do programa.

Programação técnica
Mantendo o caráter de maior feira técnica da pecuária zebuína no mundo, uma intensa programação foi apresentada ao publico, tratando importantes temas ligados ao melhoramento genético, por meio de rodas de conversa e entrevistas com criadores e especialistas. Destaque ainda para a agenda de minicursos, uma das novidades dessa edição, que propôs uma introdução ao melhoramento genético além de evidenciar as características raciais das raças zebuínas.
Ainda durante a feira, os atuais programas da ABCZ foram destacados, incluindo o ‘Zebu: Carne de Qualidade’, sendo que os resultados da primeira edição foram apresentados oficialmente durante a feira, após mais de um ano de provas e avaliações; além do ‘Integra Zebu’, que também contou com uma programação de minicursos sobre reforma de pastagens.
 
ABCZ Jovem e ABCZ Mulher
Temas relacionados ao empreendedorismo feminino e a sucessão rural também tiveram destaque durante a feira, em programações específicas das comissões ABCZ Mulher e ABCZ Jovem. Com a participação de grandes referências do setor, importantes debates foram realizados, envolvendo e destacando diferentes exemplos das cinco regiões do país.

Homenagens
Além de temas técnicos, comerciais e de gestão rural, a programação da feira também abriu espaço para homenagear criadores, colaboradores, lideranças e empresas do setor. Além do ‘Mérito ExpoGenética 2021’, que destacou 16 personalidades, durante a feira também foi entregue o ‘Mérito ABCZ Mulher’, que reverenciou o trabalho de 13 pecuaristas do país, que se destacam como grandes referências femininas no campo.

Lançamento
Como tradicionalmente acontece nas feiras da ABCZ, esta edição da ExpoGenética também foi marcada por importantes anúncios e lançamentos, com destaque para a apresentação da campanha institucional ‘Leite de Zebu- Tá na mesa do Brasil’, que tem como objetivo evidenciar a importância e a presença do produto na rotina do consumidor brasileiro. O material faz parte de uma grande ação de marketing da entidade, que durante a ExpoZebu trouxe a carne como destaque, seguindo o mesmo proposito.

E por falar em carne, ela também esteve em destaque durante a ExpoGenética, por meio da série de reportagens ‘Festival Carne de Zebu’, que a cada dia da feira apresentou um corte diferente, incluindo uma sugestão de receita.

História e cultura
Completando a programação da feira, a história do Zebu e da ABCZ também foi ressaltada, a partir de eventos virtuais realizados pelo Museu do Zebu e parceiros. Entre eles o que destacou os 80 anos do Parque Fernando Costa e o projeto Geopark Uberaba, além da programação que contextualizou a história das raças zebuínas nos conteúdos educacionais.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar