Português
05 DE SETEMBRO DE 2021. POR

Nota oficial ABCZ

Nota oficial ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público se manifestar a cerca da confirmação de dois casos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como "mal da vaca louca". A entidade tem acompanhado de perto a situação desde a instauração da suspeita até a constatação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) neste sábado (4/9).

Com a detecção dos casos, o Governo Federal suspendeu as exportações de carne bovina à China,o nosso principal mercado consumidor, atendendo ao protocolo sanitário entre os dois países.

Sabemos, portanto, que casos como esses - registrados em vacas de descarte - são atípicos e que não representam alarme nem colocam a prova nosso rígido sistema sanitário. Prova é que, mesmo com a suspensão temporária, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) mantém a classificação do Brasil “como país de risco insignificante para a doença, não justificando qualquer impacto no comércio de animais e seus produtos e subprodutos”.

Estes são o quarto e quinto casos de vaca louca isolados registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. Ressaltamos que o Brasil nunca registrou o caso clássico e mais perigoso do mal da vaca louca e que a última suspensão temporária das exportações para China, durou 13 dias, até que as autoridades chinesas concluíram a avaliação das informações.

Essa fiscalização, inerente ao Mapa, só comprova a competência dos nossos órgãos, a eficiência da nossa cadeia e a qualidade dos nossos produtos.

Reafirmamos nossa confiança em todos elos desta cadeia produtiva, em especial, ao pecuarista que trabalha com toda dedicação e responsabilidade porteira adentro, e ao rígido sistema sanitário de nosso país, que, juntos, construíram a histórica credibilidade da carne brasileira. 

A diretoria da ABCZ continua acompanhando atentamente a questão junto aos órgãos competentes e colocou todo corpo técnico e jurídico da entidade à disposição para apoio e, caso necessário, para contribuições na reversão da situação o mais rápido possível, de forma a prejudicar o mínimo possível nosso mercado. 


Mais do que nunca, estamos ao lado do produtor e da qualidade da carne brasileira.

Rivaldo Machado Borges Júnior 
presidente ABCZ 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar