Português
06 DE OUTUBRO DE 2021. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ apresenta sugestões ao Ministério do Meio Ambiente para COP26

ABCZ apresenta sugestões ao Ministério do Meio Ambiente para COP26
Uma comitiva da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), incluindo o presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior, cumpriu agenda no Governo Federal em Brasília (DF), nesta terça-feira (05). Em pauta, a apresentação de sugestões ao Ministério do Meio Ambiente, para a formulação do documento que será apresentado durante a COP26, evento que faz parte das ações promovidas pela ONU no que se refere as mudanças climáticas no mundo.

“Ficamos extremamente felizes com esse convite do Governo Federal, pois vai ao encontro do que temos tentado mostrar ao mundo, que é essa nova pecuária, desenvolvida em harmonia com o Meio Ambiente. As ações de sustentabilidade fazem parte da nossa rotina, em uma pecuária cada vez mais verticalizada, até porque não existe uma produção eficiente sem cuidar do sistema que nos proporciona isso. Envolver o setor produtivo nesses debates é algo extremamente importante, não só para ouvir nossas sugestões, como também descobrir o que já estamos fazendo”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Ele revela ainda que durante o encontro com a equipe do Ministério do Meio Ambiente, incluindo o ministro Joaquim Álvaro Pereira Leite, foram apresentados os programas e ações desenvolvidos pela ABCZ, e com impacto direto no tema, como o Pró-Genética e o Integra Zebu, que já contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tendo a participação de parceiros institucionais como Asbraer, Emateres, Embrapa e Epamig. “Por mais que às vezes as pessoas não façam uma relação direta do Pró-Genética com o meio ambiente, por exemplo, ele também causa um impacto positivo. Afinal, com a produção de animais com genética superior, e, consequentemente a diminuição da idade de abate, diminui-se a necessidade da abertura de novas áreas de pastagens. E no que se refere ao Integra Zebu, como incansavelmente temos destacado, essa recuperação de pastagens também traz um impacto direto nesse sentido”, ressalta Rivaldo Júnior.

O presidente da ABCZ destaca ainda que todos os projetos foram amplamente bem recebidos pela equipe ministerial, com a possibilidade de compor o documento final que será apresentado pelo Brasil, na lista de ações já promovidas no país.

Além do presidente da ABCZ, participaram do encontro João Gilberto Bento, responsável pelos programas e ações da entidade, ligados a sustentabilidade, e o coordenador Técnico da Emater MG, Gustavo Laterza, parceiro da Associação na promoção dos referidos programas.

COP26. Como parte das ações da ONU no que se refere as preocupações com as mudanças climáticas globais, a COP tem por objetivo promover um encontro anual com autoridades de cerca de 200 país. Em 2021, ano em que se atinge a 26º do evento, a reunião será realizada na Escócia, no próximo mês.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar