Português
19 DE OUTUBRO DE 2021. POR CÉSAR ANTONIO

Feiras presenciais do Pró-Genética são realizadas em MG e GO

Feiras presenciais do Pró-Genética são realizadas em MG e GO
Marcando a retomada do calendário de feiras presenciais do Pró-Genética, a ABCZ realizou nesta sexta-feira (15) mais uma edição do evento na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro. Seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, o evento contou com a participação de criadores de diversas cidades vizinhas para a comercialização de touros PO. 

O criador Glauber De Santi, que há cinco anos participou pela primeira vez do programa adquirindo um touro da raça Nelore, foi um dos que retornaram para uma nova compra. “Foi uma decisão muito acertada à época e os resultados são perceptíveis. Os descendentes deste touro são mais robustos e econômicos em vários aspectos. Entendo que este primeiro animal já cumpriu o seu papel. Agora, eu vim novamente à feira para dar continuidade a esse processo gradativo de melhora do meu rebanho, adquirindo um novo touro. E faço questão de trazer a minha família, já pensando na sucessão familiar”, destaca o criador.

Durante a feira, foram comercializados sete animais da raça Nelore. Para o técnico da ABCZ, Rafael Resende, a participação ativa dos criadores da região mostra a importância do programa para as pequenas propriedades e a sinergia de vários agentes na promoção de uma pecuária melhoradora. “A presença expressiva dos criadores é resultado também das importantes parcerias articuladas pela ABCZ. Vale destacar a Emater, o IMA, a prefeitura de Sacramento, o Sindicato Rural, além, é claro, dos agentes financiadores que possibilitam a compra dos animais ofertados”.

Também na sexta-feira, a cidade de Pouso Alto, no sul de Minas, recebeu a segunda edição da feira. Ao todo, foram ofertados 21 animais das raças Gir e Nelore. Para a técnica do Pró-Genética, Graziela Rocha, o retorno da feira à cidade é a garantia da disseminação dos animais melhoradores para os pequenos produtores. “Queremos levar essa genética melhoradora de forma democrática, promovendo uma melhor produtividade com ganhos reais para o criador”, destaca a técnica, lembrando da parceria com a Emater, prefeitura municipal e agentes financiadores.

Também no mesmo dia 15, mas pela primeira vez, a cidade de Anápolis (GO), recebeu uma feira do programa. Foram comercializados touros das raças Nelores, Tabapuã e Sindi. Na cidade, o Sindicato Rural, além de fornecer o local do evento, atuou no processo de mobilização dos produtores.

Próximas edições. Ainda para este mês de outubro, no próximo dia 21, será a vez das cidades de Barra de São Francisco (ES) e Monte Carmelo (MG), receberem as feiras do Pró-Genética. Já no dia 23, o evento acontece na cidade de Sancrelândia, no estado de Goiás.

Segundo a médica veterinária da Emater-GO, Gessyca Neves de Oliveira, o evento é de suma importância para melhorar o empreendimento dos pequenos pecuaristas. “Nós queremos suprir as necessidades dos produtores rurais. Vamos dar todo o acompanhamento para que o contato desses produtores com os fornecedores seja feito da melhor maneira possível”, diz. 

Vale destacar que o Pró-Genética é realizado em Goiás desde 2014, por meio de parceria entre ABCZ e Emater. Desde que foi implantado no Estado até o ano de 2021, já foram comercializados, em mais de 15 municípios goianos, mais de 240 touros Puro de Origem.

Para o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, o Pro-Genética é mais um dos vários programas da entidade que buscam democratizar a pecuária melhoradora. “É um trabalho coletivo de inclusão social, tanto dos selecionadores vendedores, como dos produtores compradores, em prol de uma pecuária mais eficiente e sustentável”.

As feiras do Pró-Genética são realizadas pela ABCZ em parceria com as Secretarias de Estado de Agricultura e Pecuária, Emater/Incaper, Prefeitura e Sindicatos Rurais.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar