Português
20 DE OUTUBRO DE 2021. POR ÉLCIO FONSECA

XXV Congresso dos Educadores de Uberaba aborda tema “O Zebu e o Triângulo Mineiro”

XXV Congresso dos Educadores de Uberaba aborda tema “O Zebu e o Triângulo Mineiro”
O gerente Executivo do Museu do Zebu e professor da Casa do Educador Dedê Prais, Thiago Riccioppo, proferiu palestra com o tema “O Zebu e o Triângulo Mineiro: olhares sensíveis na construção de uma história”, durante o XXV Congresso dos Educadores de Uberaba, realizado entre os dias 13 e 15 de outubro. O evento virtual foi acompanhado por mais de 4 mil professores.
 
O Prof. Me. Thiago Riccioppo iniciou a apresentação fazendo um retrospecto do Zebu no Brasil, desde as primeiras expedições de pecuaristas do Triângulo Mineiro à Índia para trazer animais ao país até o trabalho de melhoramento genético dos bovinos que consolidou a pecuária brasileira como fonte de abastecimento de mercados internos e externos. “O pioneirismo da ABCZ foi fundamental para apresentar à cadeia produtiva as primeiras avaliações genéticas de bovinos no país, hoje tecnologia consagrada. Essa tecnologia abriu caminho para diversas outras ações subsequentes, como o Programa de Melhoramento Genético Zebuíno, iniciativa que, junto com outras semelhantes, faz atualmente do Brasil o principal fornecedor de genética zebuína do mundo”, destacou.  

Dando sequência à apresentação, Thiago Riccioppo apresentou o trabalho desenvolvido pelo Museu do Zebu, incluindo as ações educativas nas quais o Museu está inserido. “Para dar continuidade à aquisição, conservação e divulgação desse universo cultural, em dezembro de 1983 foi instituída a Fundação Museu do Zebu Edilson Lamartine Mendes, a única instituição museológica do Zebu, contando atualmente com inúmeros projetos culturais, educacionais e sociais”.
 
Para rever a programação do XXV Congresso dos Educadores de Uberaba, clique aqui
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar