Português
19 DE NOVEMBRO DE 2021. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

PMGZ e PMGZ Comercial avançam pelo centro-oeste brasileiro

PMGZ e PMGZ Comercial avançam pelo centro-oeste brasileiro
Equipe Técnica e de Fomento da ABCZ realizam a classificação de matrizes no PMGZ Comercial na propriedade de Luís Fernando Rossi, em Três Lagoas (MS).

Na rota do melhoramento genético, o PMGZ avança ainda mais pelo centro-oeste brasileiro. Recentemente, o coordenador regional de fomento da ABCZ, Hélcio Rideyuki, e o técnico de campo da ABCZ, Walfredo Brandão, estiveram presentes na Fazenda Conquista, em Três Lagoas, do proprietário Luís Fernando Rossi, para classificar as matrizes comerciais que adentraram ao PMGZ Comercial.

“Ver o nosso programa despontando ainda mais em uma região tão importante para a pecuária nacional, com a adesão de propriedades tão relevantes como a Fazenda Conquista, é mais uma chancela de que estamos desenvolvendo um bom trabalho. Tenho certeza dos bons frutos que iremos colher, e reforço aqui minha satisfação e gratidão com essa parceria”, ressalta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Considerado uma potência em rebanho bovino no Brasil, o estado do Mato Grosso do Sul, cada vez mais tem colecionado histórias de sucesso com os programas de melhoramento genético das raças zebuínas da ABCZ, o PMGZ e o PMGZ Comercial. A procura pelas ferramentas destinadas também ao rebanho cara limpa cresce ano a ano. Como é o caso da Fazenda Conquista.

“Notamos que o critério de seleção na propriedade deixa claro qual intuito do criador. Com animais de muita docilidade e bem caracterizados, tanto no Nelore Padrão, quanto na pelagem de pintado de vermelho, o Sr. Luís Fernando Rossi, nos mostrou o quanto é eficiente no controle de identificação dos animais e seleção dos mesmos, com exemplares férteis, de boa estrutura e muita funcionalidade. Agora, adentrando ao PMGZ Comercial, o trabalho continuará a todo vapor, pois, já utilizando touros melhoradores no rebanho comercial, o gerenciamento e a produtividade andarão em conjunto para se ter uma boa lucratividade”, destaca Rideyuki.
 
A expectativa otimista, claro, também é percebida no discurso do criador. “O programa nos proporcionará um melhor controle no que nós queremos de melhoramento genético, tendo o acompanhamento dos animais, classificando-os em PA, B, C, tornando nosso rebanho mais eficiente. Por meio da ABCZ, e com a nossa genética, queremos fazer um dos melhores rebanhos do Brasil”, ressalta Luís Fernando Rossi.

Para o técnico da ABCZ, Walfredo Brandão, que acompanha o trabalho na propriedade, a rotina com o rebanho já indica os bons resultados. “Ao chegar à propriedade podemos perceber claramente que já existe um critério de seleção, que é o temperamento dos animais, principalmente quando se fala em Nelore. Ao classificar mais de 150 matrizes comerciais, já identificamos mais de 45 animais em registro de PA, tanto no Nelore padrão quanto no pintado de vermelho. E agora, com o PMGZ Comercial da ABCZ, teremos um melhor gerenciamento, fornecendo todo suporte de acompanhamento da eficiência reprodutiva. E vale destacar que a região de Três Lagoas está muito bem representada naquilo que se busca em melhoramento genético, tanto no rebanho PO e quanto no rebanho comercial”, destaca.

Já o gerente de Fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ, Ricardo Abreu, complementa ressaltando a importância da seleção, considerando, inclusive, a região onde está localizada. “O estado do Mato Grosso do Sul possui o segundo maior rebanho bovino de corte do país, com mais de 6,8 milhões de fêmeas das raças de corte em idade de reprodução. O uso de tecnologias é essencial para que o criador continue na atividade e tenha mais rentabilidade no seu sistema de cria. Uma das ferramentas primordiais é a Escrituração Zootécnica e a coleta de dados do rebanho, para identificar os animais melhoradores e descartar os que não são. E, para obter isso de uma maneira confiável é o programa PMGZ Comercial, que vem crescendo com robustez no estado”, conclui.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar