Português
19 DE NOVEMBRO DE 2021. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Fazenda Bacuri agora é PMGZ!

Fazenda Bacuri agora é PMGZ!
Mais de 42 mil novas matrizes PO de 387 criadores por todo o Brasil aderiram ao PMGZ entre janeiro e outubro deste ano.

Em um dos principais criatórios da pecuária zebuína em Barretos, no interior de São Paulo, as quatro letras do melhoramento genético já criam novas expectativas para o futuro da seleção. É o PMGZ- Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos, desenvolvido pela ABCZ, que também conta agora com o prestígio da Fazenda Bacuri. A propriedade é uma das que recentemente aderiram ao programa.

“É com muita satisfação e, claro, com muito orgulho, que recebemos a Fazenda Bacuri no PMGZ. Estamos falando de uma das maiores referências da pecuária zebuína no interior de São Paulo, e que agora vai contar com as ferramentas do principal programa de melhoramento genético das raças zebuínas no país. Não tenho dúvidas de que estamos escrevendo juntos os novos capítulos de ainda mais sucesso dessa história, que já foi construída pela família Seraphico até agora”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Uma história que já soma quase nove décadas de trabalho. A produção da Fazenda Bacuri se iniciou em 1934, tendo passado por diferentes culturas da agricultura e pecuária, quando os percussores Guilherme Seraphico de Assis Carvalho, engenheiro civil, encerrou a atividade de construtor, na cidade de São Paulo, e por influência da esposa, Julieta Azevedo Marques Seraphico de Assis Carvalho, de tradicional família de fazendeiros, investiu no agronegócio. Com o passar dos anos, o trabalho foi se especializando, sendo atualmente focado na seleção de Nelore e Nelore Mocho, tendo a frente o agrônomo e economista Gabriel Luiz Seraphico Peixoto da Silva, com a colaboração da esposa, Maria do Carmo. “Acreditamos que o rumo da seleção da Bacuri, que privilegia as características reprodutivas, tanto a precocidade como a longevidade, que têm maior impacto sobre a taxa interna de retorno do investimento em matrizes nelore, conforme mostram nossos próprios estudos, é o que nos mantém em atividade e atrai outros criadores. Trata-se de um desafio constante manter a produção de reprodutores e matrizes como atividade viável no ambiente físico e econômico em que nos encontramos”, ressalta Gabriel Luiz.

Sobre a nova parceria com a ABCZ, para o desenvolvimento do PMGZ na propriedade, as expectativas são grandes, considerando o relacionamento que já existe entre a entidade e a fazenda. “A parceria com a ABCZ vem de longos anos e sempre foi muito proveitosa; as participações nas ExpoGenéticas, desde a primeira, foram enriquecedoras pelo conteúdo técnico de palestras e oportunidades de contato com empresas do ramo, outros selecionadores e clientes”, revela o pecuarista.

O trabalho da propriedade também é destacado pelo gerente de Fomento dos programas de melhoramento genético desenvolvidos pela ABCZ, Ricardo Abreu. “A filosofia do trabalho de seleção da fazenda Bacuri é uma forte referência de como se fazer os manejos adequados em busca de identificar os melhores animais. São 26 anos de registro genealógico e a partir de agora também com as ferramentas do PMGZ para consolidar o melhoramento genético da raça Nelore e Nelore Mocho na Bacuri. Agradecemos ao Sr. Gabriel e a Sra. Maria do Carmo na contínua confiança na ABCZ”, ressalta.

Confiança observada também pelo técnico da entidade, Leonardo Machado Borges, que acompanha o trabalho na entidade. “Foi com grande satisfação que recebi do Sr. Gabriel a notícia de sua participação no nosso programa de melhoramento genético, o PMGZ. Pois seu trabalho de seleção é feito com muita dedicação e seriedade. Tenho o prazer de fazer parte deste trabalho, conduzido pelo Sr. Gabriel e Sra. Maria do Carmo, pois participei da evolução desta seleção que vem contribuindo geneticamente para a raça Nelore com: fertilidade, precocidade e rusticidade. Seu rebanho é de suma importância para o PMGZ”, diz.



 
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar