Português
29 DE NOVEMBRO DE 2021. POR DANIELA MIRANDA

Professores do IFTM visitam programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’

Professores do IFTM visitam programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’
A Fazenda Experimental da ABCZ Orestes Prata Tibery Júnior, recebeu na última quinta-feira (25), os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Lucas Arantes Pereira e Dawson Jose Guimarães Faria.

O programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’, que está na sua segunda edição, avalia animais das raças Brahman, Guzerá, Sindi e Tabapuã. O programa é executado em três etapas e atualmente os 107 animais participam da fase de recria a pasto, tendo apenas a suplementação com sal mineral proteico energético. A equipe técnica responsável é multidisciplinar e conta com pesquisadores e técnicos da ABCZ, Embrapa, Epamig, ESALQ/USP, Fazu, UFMS, UFV, Unicamp, Premix e Intergado.

“Nos sentimos honrados com a visita dos professores do IFTM, pois são formadores de opinião e tem grande influência sobre futuros profissionais que estarão no mercado em breve. Podermos mostrar o nível tecnológico da seleção de zebu no Brasil e o protocolo usado no Programa Zebu de Qualidade aos professores faz parte da função da ABCZ, em transferir tecnologia”, destaca Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento da ABCZ.

Para o professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do IFTM, Lucas Arantes Pereira, a visita foi importante para conhecer pessoalmente as instalações da fazenda experimental e a condução do programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’ e os resultados obtidos até o momento. “A visita nos trouxe informações atualizadas sobre como produzir carne com melhor qualidade, maior rendimento, gerando mais renda para o produtor e satisfação para o consumidor. Este projeto possui grande relevância científica e tecnológica, além de ser extremamente didático. Por meio deste contato, os acadêmicos das áreas de produção animal e tecnologia de alimentos poderão desenvolver competências e habilidades em um nível extraordinário e muito próximo das reais demandas do setor produtivo e da sociedade”, afirma Lucas.

Já o professor do Departamento de Zootecnia do IFTM, Dawson Faria, esclarece que o programa é de suma importância para a pecuária nacional, pois valoriza a carne do Zebu, que é a carne do Brasil. “Parabéns pela ABCZ pela iniciativa, pois o programa valoriza e agrega valor a esse alimento tão nobre, que é fundamental para a economia brasileira. O projeto também contribuiu para a melhoria da qualidade da carne que chega à mesa do consumidor no Brasil e no mundo. E conhecer esse projeto de perto e poder envolver alunos do IFTM é muito importante, e acrescentará muito na formação dos profissionais”.

Instituições de Ensino e/ou outras entidades interessadas em conhecer o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’, entre em contato pelos telefones: (34) 3319-3886, Ricardo Paiva (34) 9 9948-4086 e Gilbero Prata (34) 9 9830-6969.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar