Português
01 DE DEZEMBRO DE 2021. POR THAÍS FERREIRA

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no estado de São Paulo

Termo de Cooperação Técnica é assinado para implantação do Pró-Genética no estado de São Paulo
Mais um importante passo para o Pró-Genética foi dado na manhã de ontem (30). Trata-se da assinatura do convênio entre ABCZ e Governo de São Paulo para a implantação do programa no estado. A parceria foi firmada no Instituto Agronômico de Campinas, durante as comemorações dos 130 anos da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. 

O convênio foi assinado pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges.  “Hoje é apenas o início de uma parceria já consolidada com a ABCZ, que certamente vai trazer um impacto e um diferencial muito grande para o pequeno produtor”, destacou Itamar.

A cerimônia foi acompanhada por diversas autoridades, incluindo o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia. “Essa parceria com a ABCZ vai fazer com que a gente melhore não só a questão da genética, mas também o dia a dia da pecuária brasileira. Não tenho dúvidas que a secretaria vai contribuir com a ABCZ e a ABCZ contribuirá muito com o estado para disseminarmos boas práticas da pecuária em todo o Brasil”, afirmou.




Em seu discurso o presidente da ABCZ agradeceu o apoio recebido do atual governo de São Paulo e destacou o grande impacto que a novidade irá promover na pecuária da região. “Esse projeto dará oportunidade para o pequeno produtor da agricultura familiar levar tecnologia porteira para dentro na produção de leite e carne junto com a CATI”, diz ele.

Vale destacar que no mês de setembro, a ABCZ já havia conseguido junto ao governo a isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de venda de bovinos com registro genealógico e material genético dentro do estado. A conquista contou com a intermediação do deputado federal Arnaldo Jardim. “Ganha o produtor rural, ganha o pecuarista de São Paulo e do Brasil e ganha consumidor, pois isto significa maior oferta de proteína animal com qualidade e com um melhor preço”, salienta. 

O estado de São Paulo possui quase 190 mil pequenas propriedades rurais e a implantação do Pró-Genética vem para apoiar esses criadores. “Essa parceria com a ABCZ é boa para o Brasil, para o estado de São Paulo e para todos”, comemorou Chiquinho Maturro, secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo.

O trabalho de sensibilização de parceiros e criadores para a adesão ao Pró-Genética no estado de São Paulo será feito pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). “Essa parceria com a ABCZ com transferência de conhecimentos entre essas duas entidades será de suma importância para o pecuarista paulista”, celebrou o coordenador da CATI, Alexandre Grassi.

O Pró-Genética já é realidade em grande parte do país, garantindo a melhoria da qualidade genética dos rebanhos bovinos a milhares de propriedades. “Hoje é um dia muito especial para mim como presidente da ABCZ. Toco este projeto há nove anos e a oito tentávamos entrar no estado de São Paulo e não conseguíamos. Hoje é uma vitória para o pequeno produtor rural do estado de São Paulo comercializar seus touros nas feiras do Pró-Genética. Encerramos com chave de ouro o nosso trabalho junto ao governo de São Paulo”, afirma Rivaldo Júnior, destacando que o envolvimento do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, foi fundamental para a assinatura do convênio.

Vale lembrar que o importante passo para o desenvolvimento de uma pecuária zebuína ainda mais fortalecida no estado de São Paulo foi dado em setembro, quando o presidente da ABCZ cumpriu agenda em São José do Rio Preto e participou da coletiva de lançamento oficial da 58ª Expo Rio Preto. Na oportunidade, Rivaldo Júnior se reuniu com o prefeito da cidade, Edinho Araújo e outras lideranças e autoridades locais. Durante o encontro, um documento foi assinado pelo presidente da ABCZ e o prefeito de São José do Rio Preto. A súmula foi encaminhada ao governo de São Paulo, solicitando a implantação oficial do programa no estado.  “Não poderia deixar de agradecer ao prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo e ao vice-presidente da ABCZ, Marcelo Ártico. Parceiros fortes que nos ajudaram na articulação deste momento histórico e extremamente importante para nossa gestão”, finaliza Rivaldo Júnior.





O presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior com o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo durante assinatura do documento que solicitou a implantação oficial do Pró-Genética no estado de São Paulo.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar