Português
02 DE DEZEMBRO DE 2021. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Presidente da ABCZ apresenta pauta de reivindicações a ministra Tereza Cristina

Presidente da ABCZ apresenta pauta de reivindicações a ministra Tereza Cristina
Membros da diretoria da ABCZ, incluindo o presidente da entidade, Rivaldo Machado Borges Júnior, estiveram em Brasília (DF) nesta quarta-feira (1º). A agenda do grupo incluiu uma reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário-Executivo do MAPA, Marcos Montes. Na oportunidade, uma pauta de reivindicações do setor foi entregue a ministra.

“Sempre tivemos uma boa abertura no MAPA, e não tem sido diferente com a ministra Tereza Cristina, que sempre se demonstra muito empenhada em receber e desenvolver pautas que são relevantes para o nosso setor. Dessa vez não foi diferente, e juntos construiremos novos e importantes passos da nossa pecuária”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Rivaldo Júnior revela ainda que entre os pedidos apresentados a ministra está a transformação do Pró-Genética em política pública nacional, como já acontece em alguns estados da federação, com foco na democratização da pecuária melhoradora. Outro ponto de destaque da carta, é a solicitação para que os financiamentos para a aquisição de touros reprodutores, por meio de instituições financeiras, sejam liberados apenas para animais com Registro Genealógico Definitivo (RGD), executado pelas respectivas associações de raça que possuem reconhecimento oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Por fim, o documento pede ainda a revogação do artigo 7º da Instrução Normativa nº42, de 22 de novembro de 2016, referente ao regimento do registro genealógico, que prevê prazos de validade para o Registro Genealógico de Nascimento (RGN) dos animais, prevendo o cancelamento do certificado caso o tempo determinado não seja cumprido. No pedido, manifestando o interesse de muitos associados, a entidade solicita a retomada do procedimento original, em que os animais uma vez vistoriados para receberem o RGN, e cumprindo todas as regras federais previstas, adquirem a condição de serem inspecionados para RGD de forma atemporal.
 
“Tenha certeza que tudo que for possível nós iremos fazer e encaminhar rapidamente para que a pecuária possa continuar crescendo cada vez mais moderna e sustentável”, garantiu a ministra.

Além do presidente da ABCZ, participaram do encontro o vice-presidente da entidade, Fabiano Mendonça, o diretor Jurídico, Marcos Gracia, o conselheiro da ABCZ no Distrito Federal, José Mário Abdo, e o coordenador Técnico da Emater MG, Gustavo Laterza, parceiro da Associação na promoção de programas como o Pró-Genética e o Integra Zebu.

ExpoZebu 2022. Ainda durante o encontro com o alto escalão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o presidente da ABCZ, Rivaldo Júnior, convidou oficialmente a ministra Tereza Cristina, e o secretário-Executivo, Marcos Montes, para a 87ª ExpoZebu, que será realizada entre os dias 30 de abril e 8 de maio de 2022, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar