Português
03 DE DEZEMBRO DE 2021. POR THAÍS FERREIRA

Membros da equipe Técnica e de Fomento da ABCZ visitam a Central Bela Vista em Botucatu (SP)

Membros da equipe Técnica e de Fomento da ABCZ visitam a Central Bela Vista em Botucatu (SP)


No último dia 18, membros da equipe Técnica e de Fomento da ABCZ visitaram a Central Bela Vista, em Botucatu (SP). A visita, realizada a convite da CRV Brasil, teve como intuito aproximar as instituições, que possuem como objetivo comum promover e democratizar a genética zebuína para contribuir com o desenvolvimento da pecuária nacional através do melhoramento genético. 

A equipe foi recebida pelo gerente comercial da Central Bela Vista, Pedro Barnabé, que apresentou a estrutura da empresa e mostrou como o sêmen é coletado, processado, avaliado e armazenado de forma tecnológica para assegurar a qualidade do sêmen dos 746 touros que se encontram na central atualmente, visando o bem-estar destes animais que produzem próximo a cinquenta mil doses de sêmen por dia para atender o mercado brasileiro e mundial.

Ainda na visita, guiados pelo gerente Corte Zebu, Cassiano Pelle, a equipe da ABCZ conheceu os animais contratados pela central, entre eles touros avaliados pelo Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e que participaram do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) edição 2021 e de anos anteriores.

Foram 257 touros visitados e comentados quanto a avaliação genética/genômica do PMGZ, características morfológicas e pedigrees, unindo os números com o fenótipo, para um melhoramento genético dos rebanhos efetivo e funcional.  “Foi uma troca de conhecimentos e experiências importante para fortalecer os laços entre as centrais que distribuem a genética que é avaliada pelo PMGZ, facilitando que chegue para os criadores de todo o Brasil. Uma grande oportunidade de analisarmos e nos atualizarmos dos touros presentes em coleta na Central. Foi um dia muito proveitoso onde podemos ver in loco os touros zebuínos destaques no sumário do PMGZ e rever os touros oriundos do programa PNAT, onde alguns deles avaliados agora em 2021 já estão com doses de sêmen congeladas. O intuito é criarmos uma rotina da nossa equipe técnica e de fomento da ABCZ nessas visitas pois cria-se uma sinergia e relacionamento contínuo com os técnicos da Central. Agradecemos a equipe da Central Bela Vista e da CRV Brasil pela ótima receptividade”, explicou o gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu.

“Ficamos muito satisfeitos com o convite da CRV para conhecermos a bateria de touros que se encontram na Central Bela Vista e ver o direcionamento de escolha para a contratação dos animais da CRV baseados em avaliação genética e bom fenótipo. Isso vai ao encontro do que o PMGZ e a ABCZ sempre recomendaram: a união da avaliação genética com avaliação fenotípica. Sempre priorizando animais funcionais, animais longevos e que geram receita e lucratividade. Duas centrais parceiras do PNAT, Bela Vista sempre à disposição dos criadores para o processamento e distribuição para os rebanhos colaboradores e a CRV, que tem visto no PNAT uma grande oportunidade para escolher animais das raças zebuínas, avaliados e testados”, complementou o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Para o gerente Corte Zebu, Cassiano Pelle, a visita fortalece a parceria entre as entidades. “A visita foi excelente, primeiro por ser uma grande oportunidade de mostrar a Central Bela Vista que está entre as mais modernas da América Latina e mostrar o portfólio de touros da CRV. Uma troca de experiências e informações ricas e deveria virar uma rotina para ouvir o feedback dos técnicos que estão no campo para trazer esta percepção das raças e ajudar no direcionamento das escolhas dos animais para a central. Nosso objetivo como central é levar o que tem de genética melhor para o mercado e com esta troca com a ABCZ, podemos trazer cada vez mais o melhor. Foi fantástico, só tenho que agradecer a visita e a CRV está de portas abertas!”, destaca.



​​​​​​​
Pedro Barnabé, Lauro Fraga, Mauro Bueno, Brunno Furtado – Nelore RFA e Ricardo Abreu com o  touro LASTRO FIV DA RFA, classificado no PNAT 2012.






Touro LOGAN DA DI GÊNIO, classificado no PNAT 2015



Touro PANAMÁ DA CAPITAL, classificado no PNAT 2021

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar