Português
06 DE DEZEMBRO DE 2021. POR PEDRO MARINO

PNAT 2022: ABCZ divulga lista de touros candidatos ao programa

PNAT 2022: ABCZ divulga lista de touros candidatos ao programa
A Associação Brasileira de Criadores do Zebu (ABCZ) publicou nesta sexta-feira (3), a lista de touros pré-classificados para a edição 2022 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT). Ao todo, 72.083 animais de 1.596 criadores, das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã estão aptos a participar da prova.

A partir de agora, os criadores devem avaliar estes animais nas fazendas, separar aqueles possam representar o criatório, formando grupo de contemporâneos, para que continuem sendo avaliados pelo Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP). É importante agendar as visitas dos técnicos da ABCZ no início do ano, para a avaliação e RGD dos candidatos. Os garrotes classificados como “MUITO BOM” ou EXCELENTE no EPMURAS, serão encaminhados para o Teste de Desempen​​​​​ho e Eficiência Alimentar (TDEA). Sugere Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.

A recepção dos animais acontecerá entre os dias 4 e 19 de abril de 2022, em dias úteis, no período das 7h30 às 17h30 horas. A partir do dia 20 de abril, será iniciado o período de adaptação dos animais. Já o TDEA terá início no dia 11 de maio e se estende até o dia 6 de julho, com a pesagem final.

Para os animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã, os critérios de seleção são: DECA iABCZ igual a 1; DECA menor ou igual a 5 para pelo menos uma característica dentro de um dos agrupamentos que compõem o iABCZ (crescimento, maternais e reprodutivas); Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 5.

Quanto a seleção de touros das raças Nelore e Nelore Mocho, os parâmetros são: DECA iABCZ igual a 1; DECA maior que 5 para apenas uma característica dentro de cada um dos agrupamentos que compõem o iABCZ (crescimento, maternais e reprodutivas); Pai com DECA iABCZ menor ou igual a 2.

A seleção de todas as raças exige que os produtos não tenham pendências junto ao Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas (SRGRZ).

“Creio que um dos pontos principais do programa é abrir aos criadores a oportunidade de testarem seus animais, independentemente do tamanho do seu rebanho, além da contribuição direta que o PNAT tem no processo de democratização da pecuária zebuína melhoradora”, ressalta o presidente Rivaldo Machado Borges Junior,
As inscrições vão até o dia 18 de março de 2022, ou antes, se esgotadas as vagas e devem ser feitas através dos e-mails: mauro.fonseca@abcz.org.br , paulo.martins@abcz.org.br ou lauro@abcz.org.br .

Para acessar a lista dos touros pré-classificados, clique aqui.

Para acessar o regulamento completo, clique aqui.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar