Português
09 DE DEZEMBRO DE 2021. POR THAÍS FERREIRA

A importância do registro PO e as avaliações genéticas do PMGZ são destaques durante ‘Encontro Técnico Japaranduba Ganar’

A importância do registro PO e as avaliações genéticas do PMGZ são destaques durante ‘Encontro Técnico Japaranduba Ganar’
O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), desenvolvido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a importância do registro PO das raças zebuínas foram destaques durante o ‘Encontro Técnico Japaranduba Ganar’, realizado no último dia 25, em Ipojuca (PE). A palestra foi ministrada por Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ. A conferência contou com a participação de 75 criadores.

"Participar presencialmente deste encontro com um grupo seleto de criadores de vários estados da região Nordeste foi uma grande oportunidade de apresentarmos a força do registro genealógico das raças zebuínas que disponibiliza informações zootécnicas com confiabilidade e, dos relatórios e ferramentas do programa PMGZ, que tem realizado o melhoramento genético contínuo de todos os animais parceiros do programa. A interação com todos os criadores superou as nossas expectativas. Agradecemos aos criadores e parceiros que prestigiaram a este ótimo evento e em especial aos amigos da Japaranduba Ganar pela forte parceria com a ABCZ. A meta de crescimento do grupo é espetacular e nós da ABCZ estamos juntos nesta empreitada”, ressalta Ricardo Abreu. O evento também contou com a participação de Júlio Mário Vieira, técnico de campo no Escritório Técnico Regional de Recife (PE).

O encontro foi realizado na propriedade de Frederico José de Alencar Loyo Filho, sócio do projeto Japaranduba Ganar. “Nós da Japaranduba Ganar demos uma importância enorme ao PMGZ. Entramos na sociedade em 2020 e o fato de a Japaranduba fazer parte do PMGZ foi fundamental na nossa decisão de investir e integrar a sociedade, e dissemos isto no nosso almoço, porque através da avaliação do PMGZ acompanhamos a evolução do nosso gado ano a ano. Nosso encontro em Pernambuco tinha que ter não só a apresentação do nosso rebanho, do nosso trabalho de melhoramento genético e do que nós vamos fazer nos próximos anos sem falar da importância do melhoramento genético e a melhor forma de fazer isso foi levar o Ricardo Abreu, o gestor de Fomento dos Programas de Melhoramento Genético da ABCZ para palestrar. A apresentação foi de suma importância e os nossos convidados ficaram impressionados com os números do programa e perceberam a necessidade de fazer melhoramento genético nas suas fazendas”, diz ele.

O diretor executivo da Japaranduba Fazendas Reunidas, Luiz Cláudio Paranhos, destacou a parceria com a ABCZ. “Considero os eventos homologados pelo PMGZ de grande importância. Primeiro para propalar todas as vantagens de utilizar um touro melhorador para divulgar as formas de interpretar as réguas de DEPs (Diferença Esperada na Progênie) e disseminar conhecimento e melhoramento genético. Esses eventos homologados levam muitos criadores que participam buscando conteúdo e a ABCZ é a melhor parceira neste sentido, de levar esse conteúdo qualificado e certificado para todos os criadores do Brasil. Os eventos homologados pelo PMGZ têm credibilidade e conteúdo, por isso, considero tão importante e fundamental”, diz ele.



Ricardo Simões, Cláudio Paranhos, Ricardo Abreu, Fernando Paranhos e Frederico Loyo Filho durante o ‘Encontro Técnico Japaranduba Ganar’
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar