Português
09 DE DEZEMBRO DE 2021. POR DANIELA MIRANDA

Equipe da ABCZ visita Central Tairana

Equipe da ABCZ visita Central Tairana
Membros das equipes de Fomento e do Pró-Genética da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizaram mais uma rodada de visitas às centrais. Desta vez, os técnicos estiveram no dia 29 de novembro na Central Tairana, localizada em Presidente Prudente (SP).  

Há 48 anos a Central Tairana busca a melhoria contínua nos processos de manejo, coleta, processamento, armazenamento e envios das doses de sêmen tanto para centrais quanto diretamente para criadores. Todos estes processos passam por um controle de qualidade para receber o selo de Padrão Ouro de Qualidade, uma exigência global do Grupo Semex, ao qual a Tairana pertence.

Lucas Azzolini de Melo, Supervisor Técnico Comercial Corte da Central Semex, apresentou o trabalho que a Tairana desenvolve com 310 touros alojados em estruturas e manejos visando o bem-estar animal e com projeto para chegar aos 400 touros. Lucas acompanhou a equipe da ABCZ pelos piquetes e apresentou os touros de criadores com avaliação no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) e da bateria da central Semex, que possui animais avaliados pelo PMGZ e que participaram do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT).

"É sempre uma ótima oportunidade vermos os touros ao vivo nas Centrais pois a atualização da bateria é cada vez mais rápida. Nesta visita, por exemplo, a central Semex possui mais de 90 touros das raças zebuínas com avaliação genética no sumário do PMGZ visualizamos a maioria deles e os destaques do PNAT 2020 e 2021", ressalta Ricardo Abreu, gerente de Fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ.

Esta aproximação da ABCZ com a central Tairana e Semex, parceiras do PMGZ e PNAT, é muito importante para fortalecer o trabalho no desenvolvimento da pecuária brasileira e mundial, através de genética melhoradora em conjunto com a avaliação visual, selecionando animais mais produtivos e longevos.

“Uma tarde muito especial e proveitosa, onde tivemos a oportunidade de revisar todos os touros que são contratados pela Semex, são destaque PMGZ e touros que são prestação de serviço da Central Tairana. A Tairana e a Semex estão sempre de portas abertas para toda a equipe da ABCZ, estamos juntos com o PMGZ aproveitando o que há de destaque no programa para adentrar na nossa bateria. O sucesso dos touros que são destaque PMGZ e PNAT é absoluto, o mercado já é consagrado e conhece os touros que são chancelados por esses programas, é uma enorme satisfação ter estes animais em nossa bateria e ter a ABCZ como parceira”, completa Lucas Azzolini.


Touros BAB DA BEABISA e HERINGER MISSIL, classificados no PNAT 2021 
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar