Português
10 DE DEZEMBRO DE 2021. POR DANIELA MIRANDA

ABCZ e Fazenda Alvorada realizam 1º Dia de Campo com foco no PMGZ Corte e PMGZ Comercial

ABCZ e Fazenda Alvorada realizam 1º Dia de Campo com foco no PMGZ Corte e PMGZ Comercial
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Fazenda Alvorada, do criador Welington Luiz do Carmo, promoveram em outubro o 1º Dia de Campo com foco no PMGZ Corte e PMGZ Comercial. O coordenador de Fomento, Bruno Lucca em conjunto com o técnico de campo Marcos Miguel Mendes, acompanharam e representaram a Associação durante o evento.

A Fazenda Alvorada, localizada no município de Jequitaí, região norte de Minas Gerais, promove a seleção da raça Nelore e cruzamento industrial de alta qualidade. O Dia de Campo contou com a participação de criadores, técnicos e colaboradores de fazendas parceiras. O objetivo foi apresentar o excelente trabalho de seleção, a estrutura e o manejo realizado pela Fazenda Alvorada, comprovando sua excelência produtiva.

“As parcerias da ABCZ com os criadores são contínuas e duradouras. Na Fazenda Alvorada tivemos a oportunidade de ver in loco o início desta parceria, numa visita que fizemos na fazenda no mês de junho. Em agosto o nosso técnico de campo realizou a classificação das matrizes e já em outubro apresentamos o início deste trabalho num encontro de criadores na fazenda. Essas ações comprovam o comprometimento da entidade de estar presente no campo levando os seus produtos e serviços cada vez mais próximo do criador. Aproveito para parabenizar ao Welington e ao Júnior pelo empenho e o engajamento em buscar da evolução do rebanho da Alvorada”, ressalta Ricardo Abreu, o gerente de Fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ.

Dentre as apresentações, o técnico da ABCZ, Marcos Miguel Mendes, mostrou os animais selecionados e abordou os critérios de avaliações das novilhas registradas na categoria PA (Pura por Avaliação) inseridas no PMGZ Corte e as matrizes classificadas para o PMGZ Comercial, que são novilhas super precoces que emprenharam aos 14 meses de idade. As novilhas PA já terão seus filhos comunicados na categoria PC (puro por cruza) iniciando a linhagem para futuras crias PO (Puro por Origem), que será o foco do criatório nesse início de comercialização de touros PO.

“Um trabalho inovador e com perspectivas de resultados práticos imediatos. Esta foi a percepção que tivemos quando realizamos a visita técnica na Fazenda Alvorada e pudemos avaliar e classificar todas as matrizes do seu rebanho. Um novo horizonte se abriu para o futuro do negócio da pecuária da Fazenda alvorada, onde nada será mais empírico e o melhoramento genético passa a ser a sua principal bandeira”, garante Miguel Mendes.

Junior Borba, administrador e gerente da Fazenda Alvorada, conta que a adesão ao PMGZ e PMGZ Comercial teve o intuito de direcionar o criatório através do processo de acasalamentos dirigidos, identificando matrizes produtivas, trabalhando a reposição do plantel e comercializando animais com informações genéticas de qualidade. “Inicialmente procurávamos uma incrementação do melhoramento genético, algo que já estávamos trabalhando. Depois da seleção percebemos que era muito mais do que melhoramento genético, era também uma maneira de organizar a fazenda”.

O proprietário da Fazenda Alvorada, Welington Carmo, explica que procurou o programa para promover um melhoramento genético mais rápido. “Quando começamos a entender o programa observamos que melhoramento genético, é um programa que visa o ganho de qualidade, ganho de peso, rentabilidade, informação e controle da fazenda. Estou surpreso e grato pelo programa. O que eu pensava que iria gastar 10 anos, vou conseguir em 3 anos na fazenda”, comemora Welington.

O coordenador de fomento Bruno Rocha de Lucca destaca a importância do trabalho que a Fazenda Alvorada vem realizando na região Norte de Minas. “Uma série de técnicas estão sendo implantadas na fazenda nas áreas de manejo de pastagens, nutrição animal, manejo racional, estação de monta, acasalamentos dirigidos, treinamento da equipe e aprimoramento dos trabalhos. Essas iniciativas são de suma importância para evolução genética do rebanho. A adesão ao PMGZ Corte e PMGZ Comercial em sintonia com as técnicas já implantadas o criatório poderá alcançar o máximo da eficiência genética, selecionando matrizes com potencial e assim produzir animais eficientes e produtivos para composição do rebanho. Parabéns ao Junior e o Sr. Welington pelo trabalho realizado e agora junto com ABCZ irão conquistar resultados satisfatórios no criatório”.



Equipes ABCZ e Nelore Alvorada
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar