Português
14 DE DEZEMBRO DE 2021. POR PEDRO MARINO

ABCZ lamenta o falecimento de ex-diretor Aprígio Lopes Xavier

ABCZ lamenta o falecimento de ex-diretor Aprígio Lopes Xavier
É com pesar que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público lamentar o falecimento de Sr. Aprígio Lopes Xavier, criador de Nelore na Fazenda Consorciadas FC, no município Guapimirim (RJ).

Grande entusiasta do gado Zebu, Aprígio era associado da ABCZ desde 1975, e ao longo da vida, prestou inúmeras contribuições para a pecuária nacional, tendo feito parte da diretoria da ABCZ em quatro gestões, nos biênios de 1992/1995, 1995/1998, 1998/2001 e 2004/2007. Como diretor, colaborou com importantes decisões, principalmente no Departamento Técnico e no desenvolvimento e implantação da microinformática na entidade.
 
Além disso, também integrou a diretoria como membro do Conselho Consultivo pelo estado do Rio de Janeiro em outras quatro gestões: 1988/1990, 1990/1992, 2010/2013 e 2013/2016. Em 2002, foi homenageado na categoria nacional do prêmio Mérito ABCZ, conferido a personalidades que desenvolvem projetos em prol do crescimento da pecuária zebuína.

"É com bastante pesar que recebemos a notícia do passamento do Sr. Aprígio, diante da contribuição direta e bastante efetiva que ele teve no desenvolvimento do Zebu brasileiro. Mas justamente por essa contribuição, tenho certeza de que estamos falando apenas de um distanciamento físico. O legado que ele nos deixa será eterno, e muito importante para as novas gerações", ressalta Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Sr. Aprígio também foi vice-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tornou-se um dos idealizadores do Ranking Nacional da Raça Nelore, criado em 1993 como uma ferramenta de fomento e valorização da raça em todo território nacional.

A ABCZ lamenta profundamente a perda, e presta as mais sinceras condolências à família e amigos.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar