03 DE FEVEREIRO DE 2022. POR

NOTA PÚBLICA DE APOIO E RECONHECIMENTO À EMBRAPA E SEUS PESQUISADORES

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público demonstrar, mais uma vez, seu apoio e reconhecimento ao importantíssimo trabalho desenvolvido pela Embrapa e por sua equipe de pesquisadores.

Nós, que representamos a força produtiva da pecuária brasileira, através dos nossos mais de 24 mil associados, somos testemunhas da seriedade da instituição e dos resultados que as pesquisas conduzidas por ela garantiram e garantem para o nosso país. Estudos embasados em conhecimento e competência científicos, que representam, sem dúvida, uma prestação de serviço fundamental para que o Brasil se tornasse essa grande potência agroambiental do mundo.

Desde a década de 70, quando a Embrapa foi criada, temos orgulho de vê-la caminhar com esse objetivo ao lado da ABCZ e, com o passar do tempo, acompanhamos o fortalecimento dessa parceria, da qual surgiram importantes projetos estruturantes para a pecuária brasileira. Entre eles, destacam-se as atuais avaliações genéticas genômica divulgadas no Sumário nacional de Touros e uma série de ações de valorização de sistemas de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, que garantem com que nossa pecuária avance cada vez mais sustentável.

Os frutos conquistados pelos trabalhos da Embrapa são consequência de gestões sérias e eficientes. A entidade sempre foi comandada por profissionais interessados, dedicados e comprometidos com a instituição e, principalmente, com o nosso país. Como foi o caso de Evaristo de Miranda, até recentemente à frente da Embrapa Territorial, com uma história de mais de 40 anos como pesquisador, cuja dedicação já foi reconhecida com o Mérito ABCZ em 2017.

Assim, e como espectadores da história de sucesso da Embrapa e de seus mais de 10 mil colaboradores, nós da ABCZ repudiamos veemente os ataques infundados recebidos recentemente na Revista "Biological Conservation".

Apontar os produtores rurais e a comunidade científica como vilões do meio ambiente se tornou atitude automática de quem se recusa a entender e reconhecer a realidade. Uma realidade louvável de que é possível produzir alimento de qualidade para milhões de pessoas, ao mesmo que se preserva o meio ambiente.

Ciência se faz com seriedade e confiabilidade.

O nosso agradecimento à Embrapa e o nosso reconhecimento aos seus pesquisadores que fazem ciência de verdade, que embasa o crescimento do nosso país.

Seguimos juntos com Força Total do CamPO pelo meio ambiente, pela nossa agropecuária, pelo nosso Brasil.

Rivaldo Machado Borges Júnior
presidente da ABCZ