Português
14 DE FEVEREIRO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

PNAT 2022: Criadores já podem solicitar avaliação dos animais com os técnicos da ABCZ

PNAT 2022: Criadores já podem solicitar avaliação dos animais com os técnicos da ABCZ
Os criadores interessados em inscrever animais no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, da edição 2022 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA/ PNAT), já podem agendar a visita dos técnicos da ABCZ para a avaliação dos animais. Como tradicionalmente acontece, o processo é indispensável para a participação na prova. 

“No fim do ano passado divulgamos a lista de touros pré-classificados para PNAT 2022, considerando os critérios do programa, e, a partir de agora, é importante que os criadores agendem as visitas dos técnicos da ABCZ, para a avaliação e RGD dos candidatos. Somente os garrotes classificados como ‘MUITO BOM’ ou ‘EXCELENTE’ no EPMURAS, podem ser encaminhados para o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), e seguir para as próximas etapas do programa”, explica Lauro Fraga Almeida, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ. 

Fraga destaca ainda que, conforme levantamento da ABCZ, considerando os critérios do programa, mais de 72 mil animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, de quase 1.6 mil criadores, estão aptos a se submeterem a avaliação dos técnicos. Trata-se de animais com idade entre 18 e 25 meses, tendo como data base 15 de agosto de cada ano, e que foram selecionados com base na avaliação genética 2021/2, publicada em agosto do ano passado. 

“O PNAT é um programa extremamente importante, o qual gosto sempre de destacar, considerando a possibilidade que ele oferece aos criadores de terem seus animais testados em diferentes formatos de avaliações, com importantes critérios. Além, é claro, de colaborar também para uma democratização ainda maior da pecuária zebuína melhoradora, por meio da distribuição de sêmen dos animais classificados a cada edição, para os rebanhos colaboradores. É um programa onde toda a cadeia ganha!”, comemora Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABZ.

Importante destacar ainda que as inscrições vão até o dia 25 de março de 2022, ou antes, se esgotadas as vagas, sendo que a avaliação dos animais pelos técnicos da ABCZ precisa ser feita antes. Mais informações estão disponíveis pelo telefone: (34) 3319-3915 / 3319-3880 / 3319-3883. 

 
Para acessar a lista dos touros pré-classificados, clique aqui.

Para acessar o regulamento completo, clique aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar