Português
17 DE FEVEREIRO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

ABCZ e Fundação Banco do Brasil assinam parceria para o ‘Integra Zebu’

ABCZ e Fundação Banco do Brasil assinam parceria para o ‘Integra Zebu’
Com o convênio, o Banco vai atuar como parceiro financeiro do programa.

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e a Fundação Banco do Brasil assinaram na tarde desta quarta-feira (15) um importante documento com foco no desenvolvimento da pecuária zebuína no país. A parceria é para o ‘Integra Zebu’, programa idealizado pela ABCZ e que tem como objetivo promover a recuperação de pastagens degradadas.

Com o acordo, o banco atuará como parceiro financeiro do programa. Lançado em 2021 o ‘Integra Zebu’ está presente em quatro estados da Federação: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins. Com mais recursos destinados ao programa, a ideia é que ele seja estendido para mais estados.

O documento foi assinado na sede da ABCZ, em Uberaba (MG). “O Banco do Brasil viu a essência do ‘Integra Zebu’! Um programa que realmente traz novas perspectivas para a produção de carne e de leite, é a ABCZ pensando na sustentabilidade e trouxe mais este importante parceiro, uma instituição de 214 anos que acredita no agronegócio e que sempre vestiu a camisa do produtor rural brasileiro”, comemora o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

O gerente geral do Escritório Corporate Banking do Triangulo – MG, Arthur Antônio Raimundo, também comemorou a novidade. “A Fundação Banco do Brasil é nosso braço de apoio a estes projetos e realmente houve essa identificação imediata com o ‘Integra Zebu’. Nós acreditamos no Integra e além de fazer muito sentido técnico o programa vai ao encontro com tudo aquilo que o banco prega e já apoia em relação ao agronegócio”, diz.

Participaram do encontro o vice-presidente da ABCZ, Fabiano Mendonça, o superintendente Geral da ABCZ, Jairo Machado Borges Furtado e representantes dos principais parceiros do projeto.

Antes da assinatura do convênio, o coordenador do Integra Zebu e gerente Comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, fez um breve resumo do trabalho realizado nas propriedades rurais assistidas pelo programa e os resultados colhidos até agora. “Este projeto era uma demanda do setor em promover estes modelos de integração, lavoura, pecuária e floresta é uma das missões da ABCZ hoje. O ‘Integra Zebu’ tem um viés de melhoria da qualidade nutricional do rebanho, fazendo um encontro com o melhoramento genético. O que apresentamos aqui hoje foram os resultados e tenho certeza de que o programa continuará crescendo nos próximos anos”, comenta.

A Fundação Banco do Brasil se junta a importantes parceiros do programa como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Epamig, Emater, Agronelli ,Cargil, Mosaic e Ubyfol.

No que se refere ao perfil dos produtores rurais, já foram impactados produtores do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, que receberam orientações técnicas para as ações de integração, com foco na recuperação de pastagens. Uma destas unidades fica na propriedade do senhor Arnaldo Marajó. “O programa funciona! Tanto que neste ano estou redobrando o investimento que eu fiz, estou plantando novamente lavoura associada com pastagem, e o sucesso está garantido”, comemora.

‘Integra Zebu’ sob a ótica dos parceiros

“Como levar para o produtor rural uma oportunidade de fazer uma pecuária de maneira sustentável sempre foi um grande desafio, e quando a ABCZ nos apresentou o ‘Integra Zebu’ a Agronelli viu ali uma solidez muito grande”, destacou Renato Costa, diretor da Agronelli.
“O produtor rural quando aprende na prática, podemos pensar em uma agricultura mais sustentável e produtiva que é o que a ABCZ propõe e a Ubyfol acredita”, comentou Fabrício Simões, diretor presidente da Ubyfol.
“Mais de 70% do custo de produção vem da alimentação além do que quando a pastagem é bem manejada o sequestro de carbono é mais eficiente, que é o que está sendo cobrado na atualidade”, Wilson Marajó, gerente regional da Emater Uberaba.




O vice-presidente da ABCZ, Fabiano Mendonça, o gerente de relacionamento do Escritório Corporate Banking do Triangulo – MG, o gerente geral do Escritório Corporate Banking do Triangulo – MG, Arthur Antônio Raimundo e o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.



O encontro também contou com a presença de representantes dos principais parceiros do projeto.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar