Português
24 DE FEVEREIRO DE 2022. POR PEDRO MARINO

ABCZ lamenta a morte de ex-diretor Renato Miranda Caetano Borges

ABCZ lamenta a morte de ex-diretor Renato Miranda Caetano Borges
Com grande pesar, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público lamentar o falecimento do pecuarista, médico e ex-diretor da entidade Renato Miranda Caetano Borges. Pai do atual diretor Financeiro da Associação, Rodrigo Caetano Borges, ele se despediu na madrugada desta quinta-feira (24), aos 83 anos, deixando um importante legado para a pecuária zebuína nacional.

Grande referência na criação de animais Indubrasil, o pecuarista desenvolvia importante trabalho de seleção em duas fazendas – Cassu e Tamboril Cassu, situadas em Uberaba (MG). “A história da raça Indubrasil se mistura com a história da família Caetano Borges, e isso nos conforta, pois sabemos que apesar do distanciamento físico que teremos a partir de agora, a memória do Dr. Renato, e toda a contribuição dele para a pecuária, jamais serão esquecidas. Lamento muito a perda, e deixo aqui meus sentimentos a toda a família, em especial ao meu amigo de diretoria Rodrigo, que sem dúvidas nenhuma tem continuado o trabalho do pai com muita dedicação”, destaca Rivaldo Machado Borges, presidente da ABCZ.

Rivaldo Júnior relembra ainda que a partir do pioneirismo da família Caetano Borges no desenvolvimento da Indubrasil, o pecuarista encabeçou um forte projeto de melhoramento genético para moldar o padrão racial que sonhava. O trabalho desenvolvido por ele representa um marco na pecuária zebuína brasileira e originou uma genética que está presente nos melhores rebanhos de Indubrasil do país.

Membro do quadro de associados da ABCZ desde 1956, Renato também integrou a diretoria da entidade em seis gestões diferentes, tendo sido vice-presidente nos bienios 80-82, 82-84 e 84-86. Também foi publicamente reconhecido pela entidade, sendo que a homenagem mais recente foi recebida na ExpoZebu 2019, quando levou para casa dois troféus: ‘Melhor Criador da Raça Indubrasil’ e ‘Melhor Expositor da Raça Indubrasil’.

Renato Miranda Caetano Borges era casado com Sônia Maria Cunha Caetano Borges, também já falecida, e deixa quatro filhos. À família e amigos, a ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos.

Após o comunicado do falecimento, o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Indubrasil, Roberto Fontes de Gois, também manifestou pesar por meio de uma nota. Confira na íntegra:

NOTA DE PESAR

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Indubrasil, com sede em Uberaba, Estado de Minas Gerais, Roberto Fontes de Gois, em nome de todos os associados da Instituição de representação nacional, expressa profunda tristeza pelo falecimento do grande selecionador da raça, Sr. RENATO MIRANDA CAETANO BORGES.
Por esta singela NOTA DE PESAR, enviamos nossas sinceras condolências á querida família.

O velório será na Funerária LIV - Av. Edilson Lamartine Mendes, 137 - Parque das Américas - Uberaba-MG, a partir das 12hrs.

ROBERTO FONTES DE GOIS
Presidente ABCI – UBERABA -MG
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar