Português
24 DE FEVEREIRO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ lança avaliações genéticas do PMGZ Corte 2022/1

ABCZ lança avaliações genéticas do PMGZ Corte 2022/1
Criadores interessados em consultar as avaliações genéticas do PMGZ Corte 2022/1 já podem ter acesso às informações. O documento foi publicado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ na tarde desta quarta-feira (23), reunindo dados de 16.010.349 animais das raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã.

“Mais que um número grande em extensão, estamos falando de um número grande no impacto que ele representa para o desenvolvimento de uma pecuária geneticamente melhorada e, consequentemente, cada vez mais produtiva. Estamos falando de informações que reforçam a superioridade genética das raças zebuínas, e que vão contribuir diretamente para que os nossos associados tenham ainda mais embasamento para as tomadas de decisão, utilizando as DEPs e os índices do nosso PMGZ”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura, responsável pelo desenvolvimento das avaliações, complementa explicando que as avaliações lançadas agora foram processadas com a utilização de 16 milhões de fenótipos e de mais 192.032 animais genotipados, sendo esse último referente a exemplares das raças Nelore e Tabapuã. 

Por fim, Ventura ressalta que os resultados das avaliações genéticas serão disponibilizados aos criadores participantes do PMGZ por meio de uma plataforma – o SIAG, que entrega diferentes ferramentas para tomada de decisões, entre elas, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos e monitoramento da endogamia, além do módulo avançado, que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes.

A consulta pública de touros também já está no ar, e, para acessá-la, clique aqui.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar