Português
25 DE FEVEREIRO DE 2022. POR

Com aprovação das promocionais, ABCZ anuncia mudanças nos julgamentos da ExpoZebu

Com aprovação das promocionais, ABCZ anuncia mudanças nos julgamentos da ExpoZebu
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu anunciou nesta quinta-feira (24) uma importante mudança no regulamento da 87ª ExpoZebu. Trata-se de uma alteração no formato dos julgamentos da feira, que voltam a ser realizados por um trio de jurados, e não mais jurado único, como nas últimas edições. A mudança, que passa a valer para todas as raças zebuínas, foi discutida e aprovada por unanimidade pelas associações promocionais.

“A solicitação da mudança partiu dos próprios criadores e, seguindo com o perfil democrático e participativo que temos buscado para a nossa gestão, decidimos levar a questão para as associações promocionais das raças zebuínas. A ideia era que juntos pudéssemos entender e aplicar o modelo que melhor atende as expectativas do setor. A partir disso, a proposta do trio de jurados foi escolhida por unanimidade, retomando ao modelo que por muitos anos foi trabalhado na feira, mas que na gestão passada foi alterado. Com a sinalização favorável das promocionais, a proposta de retorno foi aprovada pela nossa diretoria”, explica Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Rivaldo Júnior revela que ainda na reunião com as promocionais foi reforçada a dinâmica democrática para a escolha dos jurados, que continuará sendo feita a partir da indicação dos expositores, seguindo os seguintes critérios:

1 – os expositores de cada raça indicarão 5 (cinco) jurados de sua preferência, escolhidos dentre aqueles que figuram na lista oficial do Departamento de Julgamento das Raças Zebuínas – DJRZ;

2 - Dentre os nomes mais indicados, a Diretoria da ABCZ procederá a definição dos jurados sempre em ordem decrescente das raças, em função do número de animais inscritos;

3 – Na eventualidade dos jurados indicados pelos expositores em uma determinada raça já terem sido definidos para outra, em função do item 2 acima, caberá ao DJRZ indicar os nomes complementares, ad referendum da Diretoria da ABCZ.

O presidente da ABCZ complementa destacando que além da definição democrática, a escolha também prezará pela transparência, já que no dia da apuração e definição das comissões, todo o processo será acompanhado presencialmente por representantes de todas as associações promocionais.

Vale lembrar que os expositores que quiserem participar da indicação de jurados devem concluir o processo de inscrição dos animais, incluindo a quitação das argolas, até o dia 4 de abril.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar