Português
09 DE MARÇO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

ABCZ lamenta o falecimento de Gabriel Alexis Aparício

ABCZ lamenta o falecimento de Gabriel Alexis Aparício
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) vem a público lamentar mais uma grande perda para a pecuária zebuína da América Latina. O criador panamenho, Gabriel Alexis Aparício, se despediu de amigos e familiares na tarde de hoje (09) após uma vida marcada pela dedicação à pecuária e a promoção do Zebu brasileiro na América Central.

Diretor da CRICEPA (Associação de Criadores do Panamá) e da Federação Internacional de Criadores de Zebu (Ficebu) Gabriel Aparício auxiliou nas negociações dos protocolos sanitários entre Brasil e Panamá e um dos primeiros a importar material genético brasileiro para aquele país. Formado em zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Panamá, Alexis iniciou a seleção no final da década de 70. Em 1985, viajou para o Brasil em busca de gado indiano que viu nos livros do pesquisador Alberto Alves Santiago, considerado um dos maiores especialistas da Zebuinocultura no Brasil e no mundo. Nos últimos anos Alexis Aparício se dedicava a criação de Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore e Sindi, mantendo parcerias com respeitados pecuaristas brasileiros.

Alexis Aparício foi um grande incentivador da implantação do PMGZ em solo panamenho. Em 2019 foi homenageado no Mérito ABCZ, na categoria Internacional. A honraria é entregue a personalidades que trabalham diretamente para o desenvolvimento das raças zebuínas no mundo.

Alexis Aparício transmitiu o amor pelas raças zebuínas a herdeira Gabriela Alexandra. Além de Gabriela, deixou os filhos Gabriel Aparício, Gabriel Alexis Aparício, José Daniel Aparício e Katerine Aparício.

A ABCZ e os amigos brasileiros lamentam a morte de Gabriel Alexis Aparício, e se solidarizam com a família.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar