Português
14 DE ABRIL DE 2022. POR

Gerente de Fomento da ABCZ visita fazenda API e participa de evento na Bahia

Gerente de Fomento da ABCZ visita fazenda API e participa de evento na Bahia
Foram três dias intensos percorridos pelo gerente de fomento dos programas de melhoramento genético da ABCZ, Ricardo Abreu, na região do recôncavo baiano. A primeira visita foi sentido a cidade de Catu, há 100 quilômetro da capital, onde está localizada a Fazenda API/Atena, que tem como diretor Marcos Mariani. A propriedade, que participa ativamente do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), também utiliza outras ferramentas dos produtos e serviços da ABCZ, para avaliar o rebanho de gado Nelore PO.

“A Fazenda API é uma referência na criação e seleção da raça Nelore avaliando os seus animais por meio das provas de ganho de peso oficiais da ABCZ, e agora com cochos eletrônicos, o que permite obter também os dados de eficiência alimentar. O manejo bem conduzido pela equipe faz com que todas as fêmeas jovens e matrizes ativas no PMGZ sejam Deca 1 de índice ABCZ, e estamos falando de um volume de mais de 700 fêmeas na propriedade”, ressalta Ricardo Abreu.

Para Francisco Nogueira, zootecnista da fazenda API a parceria com a ABCZ é de longa data e, desde então, tem refletido em importantes avanços. “A partir dessa visita temos início ao processo de realização de um leilão homologado pela ABCZ, com a chancela do PMGZ. E não é só isso! Já participamos do PMGZ há 20 anos, e temos usado a ferramenta para nossos acasalamentos e direcionamentos de seleção, além do acompanhamento dos gráficos de evolução genética. Nesse sentido, a ferramenta tem sido muito útil para o nosso processo de seleção aqui na fazenda. Mais recentemente também temos nos aprofundado no software Produz, que facilita muito as nossas comunicações e temos tido bastante resultados positivos”, garante ele.  

Vale destacar que a Fazenda API sempre prestigiou as demandas da Associação, como, por exemplo, em 2020, quando doou um animal Nelore PO para o programa ‘Zebu: Carne de Qualidade’.

Seguindo a programação na Bahia, Abreu proferiu a palestra ‘Produtos e Serviços da ABCZ para o melhoramento genético do seu rebanho’, no evento Berimbau Agrotec., organizado pela Granja Berimbau em Conceição do Jacuípe (BA), no último dia 9. Na ocasião, foi apresentando o chamado ‘Elo da Produtividade’, que é a coleta dos dados zootécnicos e das informações confiáveis através do registro dos animais zebuínos, aliado as avaliações genéticas por meio do PMGZ Corte e PMGZ Comercial.

Para Elmo Campos diretor da Granja Berimbau a participação da ABCZ no evento foi muito importante. “Nosso evento teve o caráter técnico e durante a participação do Ricardo foram apresentados alguns produtos e serviços da ABCZ, o que além de agregar muito para os criadores que já participam do PMGZ, também despertou o interesse daqueles que ainda não, mas perceberam naquele momento a necessidade”, diz ele.

“A Bahia é um estado muito importante, tanto na história das raças zebuínas quanto atualmente, na quantidade e qualidade dos seus rebanhos bovinos e fêmeas disponíveis para os criadores associados, como também na adesão de novos associados a ABCZ. Estamos falando de mais de 30 mil fêmeas zebuínas registradas ativas de mais de 200 criadores participantes no PMGZ Corte, e estamos intensificando a classificação de fêmeas para o PMGZ Comercial com os nossos técnicos de campo aqui no estado. A expectativa é crescer, e muito, tanto é que vamos aumentar o número de técnicos de campo no nosso ETR de Salvador.” complementa Ricardo.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar