Português
07 DE JUNHO DE 2022. POR

Equipe ABCZ realiza visita na Nelore JEM

Equipe ABCZ realiza visita na Nelore JEM
Seguindo a proposta de ampliar as visitas de fomento da equipe Técnica da ABCZ, uma comitiva da entidade esteve na Nelore AGROJEM, do criador José Eduardo Guimarães Motta, em Caseara (TO). O objetivo da visita, realizada entre os dias 25 e 26 de maio, foi reforçar ao criador e a equipe da propriedade, as ferramentas que a ABCZ e o PMGZ disponibilizam para o suporte na seleção do rebanho.

A reunião foi acompanhada pela gerente do escritório da ABCZ de Goiânia e supervisora do PMGZ, Vanessa Barbosa; pelo técnico de campo do escritório de Palmas (TO), Luiz Strang, que faz o atendimento de campo da fazenda; e pela equipe de Fomento do PMGZ, incluindo Fernanda Ripel Salgado, gestora de bancos de dados; Paulo Camargo, coordenador de Fomento em Tocantins, Goiás e Maranhão; e Gabriel Pedrosa, coordenador de Fomento no Mato Grosso e Rondônia.
 
“Acredito que o objetivo da nossa visita foi alcançado, e ambos colheremos bons frutos com o fortalecimento da parceria. A proposta da Nelore JEM inicia na oferta de touros PO melhorados, com o objetivo de produzir produtos de qualidade para recria e engorda e carne de qualidade ao consumidor. O trabalho engloba vários segmentos do mercado e vêm de encontro com a missão da ABCZ. Sem dúvida é um trabalho de extrema importância para os municípios próximos da fazenda, não só pela geração de empregos no campo, mas também pela possibilidade de melhorias nos índices produtivos da pecuária do estado de Tocantins”, ressalta Vanessa Barbosa.

Em destaque na programação do encontro está a apresentação do resumo de desempenho genético do PMGZ, reforçando a importância da seleção utilizando o acasalamento dirigido bem embasado em critérios de seleção, em consonância com a avaliação visual. Além disso, as ferramentas do SIAG – Sistema Integrado de Avaliação Genética, provas de ganho de peso, Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT, coleta de dados, genômica, dentre outras informações, foram apresentados. A visita contou ainda com a apresentação dos relatórios disponibilizados pelo Produz, ressaltando a eficiência e os diferenciais do programa para auxílio na tomada de decisões de manejo no campo.
 
“O resumo de desempenho genético apresenta um raio-x do rebanho de forma prática ao criador, com as informações e ferramentas que o PMGZ disponibiliza, de fácil acesso dentro do sistema, trazendo o criador para mais perto dos próprios dados. O feedback do resumo foi muito positivo, auxiliando a equipe sobre como acessar o sistema de avaliação genética”, complementa Fernanda Ripel.

Durante a visita, a equipe foi recebida pela equipe da fazenda, incluindo o pecuarista José Eduardo Magalhães Motta, o gerente de Confinamento, Thiago Ribeiro de Amorim, e pela especialista de Pecuária, Ana Vitória Pereira Guimarães, que conheceram os números do rebanho, com uma visão geral de como está a seleção. “Esta visita da equipe técnica da ABCZ foi importante e espero que seja a primeira de outras interações que possamos ter. A minha avaliação é a melhor possível, já que foram dois dias muito produtivos, onde foi possível fazer uma atualização do nosso projeto do ponto de vista, não só com o programa PMGZ, mas também com o que a ABCZ pode atender o associado”, ressalta Motta.
 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar