Português
15 DE JUNHO DE 2022. POR CÉSAR ANTONIO

Animais participantes do PNAT passam por pesagem

Animais participantes do PNAT passam por pesagem
Os 175 animais das raças zebuínas, Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, vindos de cinco regiões do país, que participam da edição 2022 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT, passaram por pesagem na manhã desta quarta-feira (15).

A mensuração intermediária, acontece 28 dias após a entrada dos animais na Fazenda Escola da Fazu e faz parte do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar – TDEA.

“A pesagem acontece com os animais em jejum e a intensão é registrar o cálculo de Peso Vivo Metabólico, que é o peso médio dos animais. Essa informação é usada para a estimativa do CAR, que é o Consumo Alimentar Residual”, revela a coordenadora do TDEA, professora Juliana Paschoal.

Os animais são avaliados separadamente por raça e idade. Ao final do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar, apenas metade dos que obtiverem os melhores resultados avançarão para a próxima etapa, que acontecerá no mês de agosto, no Parque Fernando Costa, durante a ExpoGenética 2022.

Acompanharam a pesagem o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Gustavo Rodrigues, o supervisor comercial da Central Tairana, Maurício Minoru, os técnicos de campo da ABCZ, Mauro Bueno e Victor de Luca, além do gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida.

Segundo Fraga, o PNAT é o programa mais democrático do país para a identificação de touros jovens por permitir que criadores participantes do PMGZ de todo o Brasil, tragam seus animais para o TDEA. “É uma avaliação muito completa. Primeiro há um filtro na fazenda pelo Índice ABCZ; depois um segundo filtro feita pelo criador e sua equipe técnica; posteriormente o registo pelo técnico da ABCZ e por fim, o teste aqui na Fazenda Escola. Desta forma é possível evidenciar animais que realmente são diferenciados e superiores”, destaca Lauro, lembrando ainda que ao final da prova, os animais são submetidos a ultrassonografia de carcaça e avaliação de tipo, quando é gerado o índice classificatório com os 50% superiores. E por fim, o exame andrológico que apontará os exemplares positivos que participação da ExpoGenética.

Os touros selecionados entrarão no Parque a partir do dia 19 de agosto. No dia 24, no período da manhã, acontecerá a avaliação dos animais pelos criadores e técnicos. Já à tarde, será a vez dos técnicos da ABCZ. Os resultados serão revelados no dia 25. E já no dia 26, acontecerá o Leilão Touros PNAT 2022.

“Estamos trabalhando para que esta seja uma grande edição, não só em número de animais participantes, mas também com importantes discussões técnicas ligadas a genética zebuína. Ao longo da nossa gestão, elevamos o patamar da ExpoGenética e, esse ano, teremos a oportunidade de receber novamente o criador no Parque Fernando Costa para uma edição história”, garante Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

A ExpoGenética 2022, acontecerá entre os dias 20 e 28 de agosto, no Parque Fernando Costa, com transmissão ao vivo pela ABCZ TV.
 

Tags:

PNAT

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar