Português
23 DE JUNHO DE 2022. POR THAÍS FERREIRA

Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes assina Carta de Intenções endereçada à UNESCO

Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes assina Carta de Intenções endereçada à UNESCO
O salão nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu foi palco de um momento histórico para a pecuária zebuína e para o desenvolvimento econômico e sustentável de Uberaba, cidade que abriga a sede da ABCZ.

A Carta de Intenções do projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes foi assinada na tarde de hoje (23) pelas instituições responsáveis pelo empreendimento.  A ação é um passo importante no processo de candidatura oficial junto ao ‘Programa de Geoparques Mundiais UGG da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)’.

"Hoje é um divisor de águas na história de Uberaba. Um passo que nos coloca de fato na UNESCO", comemora Luiz Carlos Borges Ribeiro, coordenador do Projeto Geoparque Uberaba e conselheiro da ABCZ.

O documento será encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, responsável por remeter a carta para a UNESCO. A partir da validação da carta, o Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes será elevado à categoria de “aspirante”, passando a integrar a seleta lista oficial de territórios a serem chancelados como áreas especiais do planeta.

"Este é um momento único! A chancela do Geoparque pela UNESCO é uma credencial para o mundo. Com a validação vamos potencializar as nossas riquezas", comenta o gerente da Regional do Triângulo Mineiro do Sebrae, William Rodrigues de Brito.

A expectativa é que, no máximo em dois anos, o “aspirante” Geopark Uberaba possa enviar o seu “dossiê” à UNESCO com a descrição completa das ações em funcionamento, para a visita técnica da comissão de avaliação. Se aprovado, o município é inserido em definitivo como Geoparque Mundial da UNESCO UGG.

"Nos submetemos a chancela da UNESCO de uma forma bastante segura, pois já garantimos 70% dos itens necessários para a aprovação. Estamos muito felizes e esperançosos que iremos atingir o nosso objetivo e prospectar Uberaba e região para o mundo", destacou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

A vice-reitora da UFTM,  Darlene Mara dos Santos, ressaltou a importância do documento. "Com a assinatura assumimos o compromisso de trabalhar durante dois anos para atender aos critérios estabelecidos pela UNESCO e colocar Uberaba no cenário mundial".

Para que Uberaba pudesse chegar a esta posição, ações importantes vêm sendo desenvolvidas há mais de doze anos. A cidade deverá se tornar o 1º Geoparque Mundial da UNESCO de Minas Gerais. Com isso, a previsão é de que novas oportunidades de negócios promovidos pelo turismo, movimentem a economia sustentável.

A rota turística da Terra de Gigantes contempla as três principais potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e a paleontologia.

"A ABCZ vai ficar muito mais forte quando Uberaba for transformada em Geoparque Mundial da UNESCO. Estamos juntos neste desafio que irá transformar a nossa cidade em uma vitrine para o mundo", ressaltou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

A solenidade de assinatura da Carta de Intenções do Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes foi transmitida ao vivo, pela ABCZ TV. A transmissão segue disponível no canal de comunicação da ABCZ.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar