Português
29 DE JUNHO DE 2022. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoGenética 2022: ABCZ disponibiliza lista de matrizes pré-selecionadas para Prêmio Cláudio Sabino de Carvalho

ExpoGenética 2022: ABCZ disponibiliza lista de matrizes pré-selecionadas para Prêmio Cláudio Sabino de Carvalho
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), disponibilizou nesta semana a lista de matrizes pré-selecionadas para o Prêmio Cláudio Sabino de Carvalho. O concurso, que será realizado durante a ExpoGenética 2022, tem como objetivo valorizar os animais que se destacaram pela eficiência produtiva e reprodutiva.  

Já tradicional na feira, o campeonato é aberto a todas as raças zebuínas, seguindo critérios específicos para elas, sendo que para matrizes Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocha e Tabapuã é preciso ter idade ao primeiro parto igual ou inferior a 36 meses. Já para exemplares Cangaiam, Indubrasil, Gir Dupla Aptidão, Gir Leiteiro e Sindi, o período deve ser igual ou inferior a 40 meses. 

Ainda entre os critérios para participação, é preciso que todas as matrizes tenham idade compreendida entre 5 e 10 anos no dia 20 de agosto de 2022, e pelo menos quatro filhos portadores de RGN ou aptos a recebê-lo. É preciso ainda, entre outros critérios, ter intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias, e possuir avaliação genética positiva, conforme previsto em regulamento. 

Sobre a premiação, a escolha das matrizes vencedoras será feita por uma comissão formada por até três avaliadores, que indicará apenas uma matriz por raça, independentemente do número de participantes. 

Importante destacar ainda que as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, sendo que para mais informações, como também para acessar a lista de matrizes pré-selecionadas, basta entrar em contato com o departamento técnico da ABCZ pelo telefone (34) 3319-3962 e pelo e-mail pgp@abcz.org.br . 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar