Português
30 DE JUNHO DE 2022. POR EDUARDO IDALÓ

Presidente da ABCZ repercute Plano Safra 2022/2023

Presidente da ABCZ repercute Plano Safra 2022/2023
Entre os pontos destacados pelo presidente da maior associação pecuária do país estão as taxas de juros favoráveis e o direcionamento de investimentos para tecnologia e sustentabilidade.

O novo Plano Safra (2022/2023), lançado nesta quarta-feira (29), conta com mais de R$ 340,88 bilhões para apoiar a produção agropecuária nacional até junho do ano que vem, sendo um aumento de 36% em relação ao ano passado. Além do valor global, consideravelmente maior, outro ponto de destaque é referente às taxas de juros, variando entre 5,0% e 12,5% ao ano, sendo todos os percentuais abaixo da taxa Selic. Logo após os anúncios feitos pelo Governo Federal, o novo plano repercutiu no setor, incluindo a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), maior entidade da pecuária zebuína do país.

“O agronegócio é a moeda forte do Brasil, e para que consigamos manter essa engrenagem funcionando, alimentando o Brasil e o mundo, ao mesmo tempo em que nossa economia continua aquecida, é preciso que o setor produtivo tenha apoio. Nesse sentido, o aumento no plano Safra, com créditos ainda mais competitivos para pequenos e médios agropecuaristas, é muito representativo e importante”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Outro ponto destacado por Rivaldo Júnior, é a disponibilização de recursos para o incentivo à inovação tecnológica e para investimentos necessários para a adoção de boas práticas agropecuárias e de gestão da propriedade, sendo que entre os financiamentos previstos no Plano Safra 2022/2023 estão os investimentos relacionados a sistemas de conectividade no campo, softwares e licenças para gestão. O anúncio vai ao encontro de um dos grandes serviços oferecidos pela ABCZ, por meio do software Produz, que atualmente conta com cerca de 2 mil usuários ativos.

"Hoje o homem do campo precisa de tecnologia para desenvolver o seu processo, e a ABCZ adere isso. Nós temos produtos que atendem essa demanda, então esse investimento em tecnologia e muito importante para que consigamos avançar e otimizar ainda mais os processos da porteira para dentro", afirmou Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente da ABCZ.

Ainda em repercussão ao anúncio do Plano Safra 2022/2023, o presidente da ABCZ destaca os investimentos direcionados a sustentabilidade, sendo outro ponto em comum entre as agendas do MAPA e da ABCZ. “O Programa ABC, que financia a recuperação de áreas e de pastagens degradadas com a implantação de sistemas de integração, por exemplo, contará com mais de R$ 6 bilhões, e isso é extremamente importante. A sustentabilidade é uma de nossas principais bandeiras, e tudo isso caminha junto com o que temos desenvolvido com o Integra Zebu. É muito bom ver que o governo está alinhado conosco, que estamos alinhados com os agropecuaristas, fechando um ciclo produtivo cada vez mais rentável e sustentável”, diz ele.

Reconhecimento Federal. Durante a apresentação do Plano Safra 2022/ 2023 o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, também destacaram a importância do setor agropecuário para o país. "Durante a pandemia vocês mantiveram a nossa economia viva e garantiram segurança alimentar para o Brasil e para o mundo. Nós conseguimos alimentar 1 bilhão de pessoas com o nosso agronegócio", destacou Bolsonaro.

Foto: Reprodução MAPA

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar